A 200 dias dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, atletas consagrados estreiam com vitória no Circuito Caixa Loterias em Curitiba
A 200 dias dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, atletas consagrados estreiam com vitória no Circuito Caixa Loterias em Curitiba

A 200 dias dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, atletas consagrados estreiam com vitória no Circuito Caixa Loterias em Curitiba

Duas atletas da elite do esporte paralímpico brasileiro se destacaram na abertura da Regional Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, em Curitiba, neste sábado, 20. Na data que marca os 200 dias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, Marivana Oliveira e Susana Schnarndorf competiram e venceram pela primeira vez em 2016.

Marivana estreou com vitória no arremesso de peso, classe F35. Ela venceu com a marca de 7m97 – abaixo 9m17 que lhe renderam a medalha de bronze no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Doha, no Catar, em outubro de 2015.

Apesar da marca inferior, ela mostrou-se satisfeita com o começo de temporada. “Vim a Curitiba para quebrar o gelo de competir no início do ano e para somar pontos para a minha associação. Quanto mais competirmos, melhor. O resultado não foi tão bom, mas é a primeira competição do ano. Para início de trabalho, foi muito bom”, afirmou a atleta alagoana ainda compete na tarde deste sábado, quando disputará o lançamento de disco.

Pelas competições de natação, Susana Schnarndorf também abriu bem a temporada. Em sua primeira queda na água, ela venceu os 100m livre, classe S6, em 1min38s88. Um bom aquecimento para o Open Internacional, em abril, quando tentará melhorar suas marcas e posicionar-se para se classificar para os Jogos Paralímpicos.

“O Circuito está sendo um treino para o Open. Como a minha doença progrediu, eu estou procurando uma maneira do meu nado voltar a encaixar”, disse Susana, campeã mundial em Montreal-2013, que descobriu em 2005 que tinha a doença MSA (múltipla falência dos sistemas), que afeta sua mobilidade.

As provas tanto de natação quanto de atletismo estão sendo disputadas na Universidade Positivo, em Curitiba. Na tarde deste sábado, haverá o complemento da programação do primeiro dia. A Regional Rio-Sul se encerra domingo.

Após a etapa de Curitiba, o Circuito Caixa Loterias terá a fase Norte-Nordeste, em Recife, de 3 a 6 de março. No mesmo mês, entre os dias 18 a 20, haverá a etapa de São Paulo. Brasília receberá a Regional Centro-Leste do evento entre os dias 31 de março e 3 de abril. A capital paulista será palco das três Nacionais do Circuito: de 24 a 26 de junho, 14 a 17 de julho e 10 a 13 de novembro.

Para chegar à fase nacional do Circuito, os atletas precisam alcançar a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A marca toma como base recordes mundiais, e os competidores precisam chegar a uma porcentagem especificada destas marcas em suas classes e modalidades para confirmar sua vaga entre os melhores do Brasil. Líderes de ranking nacional que já têm o índice mínimo não precisam disputar as regionais e estão automaticamente classificados para as três etapas nacionais.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa regional Rio-Sul
Data: 20 e 21 de fevereiro
Cidade: Curitiba (PR)
Local: Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horário: Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 12h

Fonte: http://cpb.org.br.187.38-89-161.groveurl.com/a-200-dias-dos-jogos-paralimpicos-rio-2016-atletas-consagrados-estreiam-com-vitoria-no-circuito-caixa-loterias-em-curitiba/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *