26 de maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
26 de maio:  Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

26 de maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo ótico relacionada a pressão ocular alta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Glaucoma, doença que danifica o nervo óptico, é responsável por 13% da cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo. Por isso, neste dia é levantamos a importância do tratamento.

O glaucoma na forma aguda pode levar a visão borrada, dor ocular, halos coloridos com a luz, náuseas, vômitos, cefaléia e é causando por um aumento grande e agudo da pressão intra ocular. Nas fases finais há perda importante do campo visual com visão em túnel.

Pessoas com histórico familiar da doença e acima dos 40 anos tem mais propensão a desenvolver o Glaucoma. Os tratamentos podem ser à base de colírios, que reduzem a pressão do olho, diminuindo a produção de líquido ou aumentando o fluxo de drenagem. O Glaucoma também pode ser tratado com cirurgia, com o objetivo de prevenir ou retardar danos maiores.

Este problema atinge hoje cerca de um milhão de pessoas em todo o Brasil. No mundo são cerca de 2,4 milhões de novos casos registrados anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.