80% dos problemas de visão podem ser prevenidos ou tratados
80% dos problemas de visão podem ser prevenidos ou tratados

80% dos problemas de visão podem ser prevenidos ou tratados

Em 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular, data que ajuda a reforçar a importância dos cuidados com os olhos. A visão é um dos sentidos mais importantes, ela é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo e pelo processamento de 36.000 informações por hora. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 39 milhões de pessoas no mundo não exergam e 246 milhões têm deficiência visual moderada ou grave, por isso os cuidados da saúde ocular, bem como a prevenção são fundamentais, uma vez que 80% dos casos podem ser prevenidos ou tratados.

“Só no Brasil existem mais de meio milhão de pessoas cegas e 15 milhões que precisam de correção visual.  Muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais. A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar o mais precocemente possível essas doenças e evitar a perda visual”, explica Dra. Wania Freire, oftalmologista e gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care.

O hábito de cuidar da saúde ocular deve ser tratado desde muito cedo e mantido durante todas as épocas da vida. “A visão é tão importante que 80% do aprendizado das crianças se dá a partir de estímulos visuais. Levar os pequenos ao oftalmologista deveria ser um hábito. Porém, os pais normalmente só procuram o médico quando seus filhos apresentam algum sintoma como a dificuldade de enxergar a lousa, por exemplo”, afirma a especialista. “Os adolescentes e adultos não são diferentes e costumam procurar um especialista quando já apresentam problemas como  a diminuição da acuidade visual, além de dores de cabeça e cansaço, acentuados pelo uso contínuo do computador.”

O exame ocular é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças. De acordo com a OMS a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo). “A prevenção é sempre o meio mais fácil e econômico de  cuidar da saúde, por isso, aproveitamos o Dia da Saúde Ocular para reforçar a importância das pessoas visitarem regularmente um oftalmologista”, finaliza Dra. Wania.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=27617 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *