Scanner de voz e cursos onlines de inglês e Libras incluem alunos com deficiência na rede estadual

Scanner de voz e cursos onlines de inglês e Libras incluem alunos com deficiência na rede estadual

Ferramentas garantem a acessibilidade para 62,5 mil estudantes matriculados em escolas paulistas

Pioneiro no processo de inclusão escolar, o Estado de São Paulo oferece uma série de equipamentos pedagógicos para os 62,5 mil estudantes com algum tipo de deficiência matriculados na rede estadual. São equipamentos tecnológicos, como scanner de voz, que transforma todo conteúdo do currículo regular de texto em áudio, que garantem a acessibilidade e a autonomia na rotina desses alunos.

Além disso, 1.770 salas de recurso multifuncionais são equipadas com impressoras para ampliação de livros e máquinas de Braille. Nas classes, os alunos têm à disposição computadores com softwares adequados e o caderno do aluno impresso em Braille e em fonte ampliada.

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) também elaborou dois cursos onlines especiais para atender esses alunos. As aulas de inglês para estudantes com deficiência visual e auditiva oferecem mais de 40 filmes para o ensino do idioma. Os conteúdos podem ser acessados da própria casa do aluno e também nas salas do Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite que usuários cegos ou com baixa visão utilizem os computadores.

Já o curso de Libras Online, para surdos e ouvintes, reproduz com ajuda de avatares em 3D situações do cotidiano – como passeio em shoppings, aulas de educação física, festas – e auxiliam o aprendizado dos participantes. Em 2013, mais de 4 mil alunos se inscreveram no programa.

Fonte: http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=236618&c=6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *