Uma grande festa na sexta-feira (12) comemorou os 70 anos da escola Olívia Fernandes (Embaré) e também o Dia das Mães, que ocorre neste domingo (14). Participaram os 303 alunos do maternal I ao pré e suas mães, que além do bolo de aniversário da unidade, ganharam massagem, lembranças e participaram de brincadeiras, oficinas de leitura, artes, dança e contação de histórias.

A Banda do Lar das Moças Cegas foi a convidada especial. O projeto Brinquemusicando, da Secretaria de Educação, também se apresentou. “Venho em todos os eventos. Gostei muito da festa deste ano, que até banda teve”, declarou Danielle Brilhante, mãe de Gabriel, de 4 anos.

Banda

A Banda do Lar das Moças Cegas apresentou o hino nacional, Aquarela do Brasil, músicas dos anos 60, entre outras. O maestro João Carlos Estógio informou que são 43 componentes, de alunos, ex-alunos, professores e voluntários, sendo 32 deficientes visuais. “Foi uma honra vir a essa escola. Aqui é a primeira vez”, disse Romilson Alisson, 30, que toca surdo.

História

Inaugurada em 17 de maio de 1947, a unidade homenageia Olívia Fernandes, membro de uma antiga família santista e casada com comerciante do Macuco. Ela não teve filhos e se sensibilizava com as crianças que brincavam no bairro, que na década de 40 era formada por chácaras de chuchu.

Para que os pequenos brincassem em segurança, doou à Prefeitura uma área de 6.300 m2, onde hoje está a escola. No local, foi criado um Posto de Puericultura que oferecia, diariamente, leite aos bebês de famílias carentes. A construção da unidade, com 750 m2, iniciou em 1945.

 

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/node/897375

Print Friendly, PDF & Email