Nova tecnologia facilita movimentação de cegos em aeroportos dos EUA
Nova tecnologia facilita movimentação de cegos em aeroportos dos EUA

Nova tecnologia facilita movimentação de cegos em aeroportos dos EUA

Sistema combina óculos de realidade virtual e aplicativo de celular

Para facilitar a mobilidade de passageiros cegos ou com graves deficiências visuais, um número crescente de aeroportos dos EUA está adotando um serviço de realidade aumentada, que combina a tecnologia do Google Glass com um aplicativo de smartphone. O sistema já foi adotado no George Bush Intercontinental e no Hobby, ambos em Houston, no Texas; no Memphis International, no Tennessee; no Minneapolis-St. Paul International, em Minnesota; no Seattle-Tacoma International e no Spokane International, ambos no estado de Washington.

O serviço é oferecido pela Aira, uma empresa com sede em San Diego, que trabalha com soluções para a mobilidade de cegos ou deficientes visuais. O sistema funciona da seguinte maneira: o cliente recebe óculos inteligentes e baixa o aplicativo de smartphone que se conecta (por meio de um toque ou de comando de voz) a agentes remotos da empresa, que usam as câmeras nos óculos para ver o que está ao redor do usuário e orientá-lo.

A chef Cristine Ha, usuária do sistema, disse ao USA Today, que muitos aeroportos têm funcionários do aeroporto bem treinados para ajudar pessoas com deficiências visuais, mas que ela prefere a independência que a tecnologia lhe dá. “Os agentes da Aira podem obter mapas do aeroporto e servir como um concierge virtual, falando no meu ouvido e descrevendo o que está por aí, como lojas, restaurantes, banheiros e áreas de espera”, afirmou Cristine.

Embora o serviço, lançado em 2015, não tenha sido projetado especificamente para aeroportos, os relatos de passageiros dão conta de como a experiência deles mudou com o sistema. “Aprendemos que nos aeroportos, os deficientes visuais, com frequência precisam pedir assistência antecipadamente e podem ser atendidos no meio-fio por alguém que os coloca em uma cadeira de rodas e os entrega no portão”, disse Kevin Phelan, chefe do setor de aviação da Aira. “Esse serviço permite que os usuários sejam independentes e aproveitem o aeroporto como todos os outros passageiros”.

Fonte: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/ciencia_e_tecnologia/2018/04/nova-tecnologia-facilita-movimentacao-de-cegos-em-aeroportos-dos-eua-1014127126.html

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