O evento foi uma introdução dos estilos musicais aos alunos da Banda do LMC que participam da 7ª edição do Santos Jazz Festival

O Lar das Moças Cegas (LMC) participou na última terça-feira, 12, da oficina História do Blues e do Jazz.  O evento, que passou muito conhecimento e animou a tarde de todos os presentes, aconteceu no salão de eventos da Instituição e contou com a presença dos responsáveis pelo Santos Jazz Festival, Denise Covas e Jamir Lopes, além do jornalista e produtor musical, Eugênio Martins e do músico, Maurício Fernandes.

O jornalista abriu a oficina contando a história do blues e jazz desde o princípio, quando os escravos chegaram a terras americanas. Os alunos da Banda Musical do LMC e do Coral Raio de Luz, que participaram, não desviaram a atenção em nenhum momento, simplesmente adoraram poder ouvir algo diferente de tudo aquilo que já conhecem.

Eugênio, muito emocionado, falou como foi a experiência em transmitir esse conhecimento para os alunos do LMC “Isso abre a mente deles para a música! Muita gente acha que o blues e o jazz é uma música de ‘elite’ e não é”. E finalizou explicando “Mostramos nessa palestra que esses estilos foram criados pelo povo oprimido, como no samba e no choro”.

Após a palestra foi a vez do músico Maurício Fernandes mostrar um pouco do seu grande conhecimento nesses estilos e deu um show a parte. Junto com alguns integrantes da Banda do LMC, o saxofonista tocou alguns ritmos e deu exemplos de improvisação dentro do blues e do jazz.

Ao final da sua apresentação, o músico contou que nunca tinha feito algo parecido com alunos deficientes visuais e falou o que sentiu ao dar esta introdução aos integrantes da banda: “Foi demais! Foi muito gratificante. Não tive muito tempo, mas o principal que era eles interagirem aconteceu! Isso ainda dará muitos frutos”. 

Banda Musical do LMC

A Banda Musical do Lar das Moças Cegas se apresenta no dia 29 de julho, na sétima edição do Santos Jazz Festival, que acontece no palco do Arcos do Valongo. A parceria foi fechada neste ano com a Diretora Executiva, Denise Covas.

A responsável pelo evento também falou sobre sua experiência na inclusão do deficiente com o festival: “Recebemos sempre pessoas com deficiência; o festival é aberto para todos. Procuramos dar o máximo de acessibilidade, pois queremos ampliar cada vez mais o público”.

Santos Jazz Festival

A sétima edição do Santos Jazz Festival acontece do dia 26 a 29 de julho, no Teatro do Sesc Santos e no Arcos do Valongo, e tem como tema Liberdade é o Tom, em homenagem aos 70 anos da declaração dos Direitos Humanos, comemorado neste ano. 

As apresentações já confirmadas deste ano para o evento são: Orquestra Mundana Refugi, Izzy Gordon, Afrojazz, Jesuton, DJ Negralha, Toninho Horta, Duofel, Carlos Malta, Robertinho Silva, Felipe Catto & Adriano Grineberg e B-Negão.

Confira as fotos aqui!

Veja o vídeo!