8 de abril: Dia Nacional do Sistema Braille
8 de abril: Dia Nacional do Sistema Braille

8 de abril: Dia Nacional do Sistema Braille

Hoje é dia 8 de abril, é o Dia Nacional do Sistema Braille! E você sabe o por quê esta data é comemorada? O dia 8 de abril marca o nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo.

Essa data também propõe uma reflexão sobre os desafios que as pessoas com deficiência visual enfrentam no dia a dia e a importância desse sistema para proporcionar a todos os cegos, iguais oportunidades de aprendizagem desenvolvimento intelectual, profissional e social.

Aqui no Lar das Moças Cegas (LMC) a Alfabetização no Sistema Braille é uma das principais disciplinas e, mesmo com o avanço das tecnologias, todos os alunos passam pelas mãos da professora Sandra Regina de Souza, que é responsável pelas aulas, tanto internamente, quanto para o público em geral interessado em aprender.

Em agosto de 2018, Sandra falou sobre a importância que a alfabetização em Braille tem para todos os deficientes visuais, desde os jovens até os mais idosos. Confira a matéria completa aqui.

Parabéns para a Professora Sandra e a todos os profissionais que prestam esse excelente serviço à população deficiente visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares