5 tipos de sopas que fazem bem no frio
5 tipos de sopas que fazem bem no frio

5 tipos de sopas que fazem bem no frio

O inverno naturalmente é um período em que o sistema imunológico de muita gente fica debilitado em função das quedas na temperatura, possibilitando maior contaminação por gripes, resfriados e todo o nicho de doenças respiratórias.

Para se prevenir de todos esses males, consumir alimentos quentes e ricos em vitaminas e minerais é o caminho mais certo (e saboroso) de manter a saúde em dia.

Culturalmente, nesta época do ano, as sopas são a opção mais procurada para se aquecer e preencher os requisitos nutricionais necessários ao corpo.

Conheça cinco tipos de sopas que caem bem neste friozinho e fortalecem sua imunidade:

Sopa de cebola

À base de (bastante) cebola e um toque de molho branco caseiro, a sopa é rica em cálcio, potássio, magnésio e vitamina C. Aliados à temperatura, esses nutrientes auxiliam na proteção contra doenças respiratórias.

Sopa de mandioca

Tendo como principal ingrediente o legume rico em carboidrato, a sopa de mandioca é indicada para quem precisa de uma refeição robusta, forte. A raiz também é rica em potássio, fibras e vitamina C.

Sopa de ervilha

A ervilha seca é considerada pelos profissionais da nutrição como uma excelente fonte de minerais. Também rica em vitamina E, a ervilha faz parte de um grupo de alimentos em estudos para a possível prevenção do Alzheimer e outras doenças cerebrais.

Caldo verde

Feito a partir de batata e couve-manteiga (claro, com toques de linguiça, costelinha e bacon), o caldo verde é rico em vitaminas A e do complexo B. A couve-manteiga, em si, também agrega fósforo, potássio e fibras, que ajudam a regular o intestino.

Canja

Tradicional alimento para quem sofre de gripe, a canja realmente tem uma finalidade comprovada no tratamento da doença. Além de substituir uma refeição completa, por conter arroz e frango, o caldo quente também ajuda a expectorar e é indicado para quem sofre de congestionamento nas vias nasais.

Segundo a nutricionista Marcelly dos Santos Santiago Blanco, responsável pela cozinha e pelo Festival de Sopas e Caldos do Lar das Moças Cegas, todas essas opções são atrativas e bastante recomendadas em julho e agosto, meses mais frios do ano. “As cinco receitas têm ação comprovada no fortalecimento do sistema imunológico. Combinadas, então, combatem todos os tipos de doenças respiratórias”.

No Festival de Sopas e Caldos do Lar das Moças Cegas é possível conferir todos estes sabores e benefícios, sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas, nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho e também nos dias 8 e 22 de agosto.

Os convites custam R$20,00 por pessoa, dando direito a servir à vontade nos réchauds de sopas. As bebidas são cobradas à parte.

O Lar das Moças Cegas fica na Avenida Ana Costa, 198, Vila Mathias, Santos. Maiores informações no telefone 3226-2760.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *