Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro
Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro

Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro

No dia 4 de janeiro celebra-se o Dia Mundial do Braille. De acordo com a Organização de Nações Unidas (ONU), o objetivo é reconhecer que o acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a socialização dos deficientes visuais.

O braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos que utiliza seis pontos para representar desde letras e números até símbolos musicais, matemáticos e científicos. O sistema foi idealizado por Louis Braille no século 19 e é muito importante para a independência e inclusão dos deficientes visuais.

O Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais (CERDV), do Lar das Moças Cegas, oferece atendimento especializado com aulas de braille para os assistidos.

No Lar das Moças Cegas, encontra-se uma alta infraestrutura com equipamentos adaptados para o aprendizado no braille. As aulas são coordenadas pela professora Sandra Regina, habilitada em educação especial.

Sandra trabalha com alfabetização braille de jovens e adultos desde 1999. O interesse pela área foi despertado desde pequena. “Sempre gostei de ler e escrever. Entender que o acesso à leitura e a escrita pode ser limitado, principalmente para os deficientes visuais, me levou a procurar formas de mudar esse cenário para melhor”, conta.

Para ela, o papel do braille para a sociedade vai muito além do educacional. A inserção do deficiente visual na sociedade depende desse conhecimento. “É um trabalho socioeducativo e muitas vezes até psicológico. Trabalhamos para mostrar a capacidade da pessoa ser independente, mesmo com a deficiência visual”, explica a professora.

“No Lar, o assistido encontra todo o material e conhecimento necessários para ser alfabetizado. Uma estrutura que é difícil de ser encontrada”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *