Com a presença de Maria Helena Nolf Figueiredo, Regina Mathilde Nolf Azevedo, Nelson Serra e outras personalidades santistas, no dia 18 de abril de 1943 foi realizada a fundação e inauguração, em Santos, de um núcleo vinculado ao Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo.

O primeiro objetivo da instituição foi tirar a moça cega da marginalização e oferecer-lhe um sistema de educação e integração à sociedade. Por sugestão de Nelson Serra, a Instituição foi nomeada “Lar das Moças Cegas” que, desligada do Instituto de São Paulo, tornou-se um órgão independente com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região.

Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. No final da década de 90 a organização deixou de ser um internato.

Desde 1995 o LMC é administrado pelo presidente Carlos Antonio Gomes, Calucho. Com dinâmica visão empresarial, concede uma imagem inovadora à organização.

Linha do Tempo: fundação e desenvolvimento

ANO

 AÇÕES
1943 Fundação, em 18 de abril.o    Fundadores: Maria Helena Nolf Figueiredo, Regina Mathilde Nolf Azevedo, e Nelson Serra.O Atendimento inicial exclusivamente a deficientes visuais do sexo feminino.
1949 Aquisição do imóvel onde, até a presente data, fica a sede da instituição, à Avenida Ana Costa nº 198.
1950 a 1964 Neste período o Lar das Moças Cegas funcionou recebendo meninas/moças cegas, de várias regiões da baixada santista, com características de administração familiar, onde os próprios fundadores custeavam as despesas, com a colaboração de eméritos cidadãos locais e ajuda de doações da comunidade.
1964 Ampliação e melhoria do prédio da sede. Construção de mais cômodos para recebimento de meninas internas.
1988 Criação do Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais.
1988 Inclusão, no atendimento, de deficientes visuais do sexo masculino.
1995 ·Início da gestão administrativa do atual presidente, Carlos Antonio Gomes.·            Realização da parceria UNIMED e Santa Casa, para a venda de planos de saúde.
1998/1999 Período de ampla reforma/modernização e adequação das instalações da sede (salas de aula, sanitários, refeitório).Início das discussões sobre a necessidade da implantação de uma Gestão Empresarial, participativa e sustentável, que atestasse a qualidade
2000 Aquisição de ônibus para transporte de alunos.Aproveitamento do 4º pavimento do prédio da sede (equivalente ao 3º andar), sendo:

Inauguração da quadra poliesportivo

Inauguração da brinquedoteca.

2001 Recebimento da Certificação ISO 9001:2000, que atesta a qualidade de serviços através da normatização do Sistema de Gestão da Qualidade.  Esta certificação tem renovação anual, desde que sejam atendidos critérios de rigorosa auditoria.·            Concessão da Lotérica, parceria com a Caixa Econômica Federal.Premiações:o   III Troféu Paulo Bueno Wolf, pela destacada atuação na área social.

o   Prêmio Dr. Nedo Romiti e Dra. Maria José de Mesquita Romiti, como entidade que auxilia na administração pública da saúde e qualidade de vida da cidade.

2002/2003 Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Anexação do prédio da Rua Carvalho de Mendonça que possui ligação interna com o prédio da Avenida Ana Costa. Este anexo acolhe o depósito da rouparia do Setor de Eventos e o Bazar da Pechincha.Premiação – VIII Troféu Lydia Federici, pelo reconhecido trabalho da equipe de voluntariado.
2004 Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Aquisição do Sítio Paraíso, em Pedro de Toledo. Espaço para atividades externas dos alunos, além de ser fonte de renda através de locação para a comunidade.
2005 Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Inauguração do Centro Aquático “Carlos Inocêncio Gomes”, onde são praticados: esporte (natação); terapias específicas em ambiente líquido; hidroginástica.Reforma da brinquedoteca: climatização (cobertura/telhas térmicas e fechamento lateral com vidros e janelas) e aquisição de novos componentes lúdicos (livros, brinquedos, fantasias).
2006 Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Firmada a parceria entre o Santos Futebol Clube e o Lar das Moças Cegas (apoio ao esporte Goalball).Renovação/modernização da Sala de Ginástica (reforma da sala, dos vestiários e compra de equipamentos específicos).Inauguração da nova entrada social para o Salão de Festas

Aquisição de ônibus para transporte de alunos.

Premiações:

  • Gestão Banas de Qualidade.
  • E-Learning, concedido pelo MicroPower, empresa responsável pela criação do software Virtual Vision.
  • Comunidade em Ação – Voto Popular, pelo reconhecido trabalho em benefício de causas sociais.
2007 ·Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Criação do NOCT – Núcleo de Orientação e Capacitação para o Trabalho, cujo objetivo era conceder ao deficiente visual a formação profissionalizante.Ampliação do espaço onde funciona a Lotérica da Entidade.
2008 Renovação da certificação ISO 9001:2000.·            Construção de mezanino externo, na parte lateral do prédio sede, com acesso interno através de rampa que o liga com o 1º andar. No local funciona o Setor de Suprimentos e o Setor da Qualidade.Reformulação/modernização do espaço da biblioteca (reforma da sala, compra de mobiliário e equipamentos, e renovação do acervo).
2009 Renovação da certificação da qualidade, que passou a ser ISO 9001:2008.·            Reforma (climatização, diminuição de sons externos) da quadra poliesportiva, com troca da cobertura e fechamento lateral com janelas, redes de proteção e instalação de um lanternim para melhoria da ventilação.
2010 Renovação da certificação ISO 9001:2008.·            Aquisição de um Caminhão Baú, para recolhimento e entrega de doações.Implantação da Renovação Tecnológica (ambiente digital) nos serviços da instituição (compra e instalação de equipamentos para melhorias no Setor de TI). Informatização dos serviços do NOCT.Reestruturação da Banda do LMC (aquisição de novos instrumentos que proporcionaram o aumento de participantes e a melhoria do repertório).
2011 Renovação da certificação ISO 9001:2008.·            Inauguração do novo espaço da Imprensa Braille (reforma/ampliação, compra de mobiliário e equipamentos necessários ao serviço).
2012 Renovação da certificação ISO 9001:2008.·            Aquisição de equipamentos utilizados por crianças na sala de Terapia Ocupacional.Reformulação dos procedimentos do NOCT, inclusive com a troca do nome para Visão Eficiente, cujo foco passa a ser a promoção da integração a partir de ações de preparo, orientação e qualificação das pessoas com deficiência visual para o “Mundo do Trabalho”. Este atendimento criou a Oficina Laboral, onde alunos desenvolvem trabalhos manuais com perspectiva de complementação de renda.Compra de material, e execução de obras que promoveram a melhoria dos serviços oferecidos (micro-ondas, máquina de lavar,  exaustor, bebedouro, aparelhos de ar condicionado; construção de novos vestiários, lavanderia e sanitários).
2013 Renovação da certificação ISO 9001:2008.·            Remodelação da área externa, onde são feitos serviços gerais de lavagem, manutenção de peças, guarda de materiais e acondicionamento de lixo convencional e reciclável.
2014 Atualmente o Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais, mantido pela Instituição Lar das Moças Cegas, presta serviços a 200 matriculados, deficientes visuais, com idades que incluem desde bebês até idosos.Os atendimentos incluem projetos educacionais e de reabilitação, com atividades que objetivam incluir o deficiente visual na comunidade em que vive, e assim exercer plenamente seus direitos como cidadão.

Três unidades físicas (sede, centro aquático, e sítio paraíso); eficiente oferta de transporte (2 ônibus, 2 caminhões bau, 1 kombi), tanto para a locomoção de alunos quanto para a rotina de doações; dedicado empenho na ampliação e manutenção dos espaços e equipamentos; e rigorosos critérios na seleção de pessoal resultaram, ao longo desses 71 anos de existência, na excelência dos trabalhos que conferem ao Lar das Moças Cegas a merecida certificação de qualidade.

2015 Inauguração da Linha Braille e Scanner de Voz.

Inauguração do programa digital LMC no AR

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