O que é

O que é

Oferece suporte às pessoas com visão subnormal por meio de reabilitação visual, orientação e mobilidade, acompanhamento psicológico e pedagógico, favorecendo sua autonomia e inclusão social.

O que é visão subnormal?

Visão Subnormal pode ser definida como toda diminuição de visão que ocasione incapacidade funcional, ou seja, dificuldade nas atividades da vida diária, no aprendizado e no exercício profissional.

Toda pessoa que possua campo visual menor ou igual a 10° e/ou acuidade visual menor ou igual a 20/60 no melhor olho é considerada com visão subnormal.

A baixa visão pode ser leve, moderada, severa ou profunda e decorrente de doenças congênitas ou hereditárias – doenças de retina, glaucoma, catarata, traumas, diabetes e senilidade entre outras – ocasionando perda da visão central, perda da visão periférica, alteração na visão de cores ou diminuição da sensibilidade ao contraste.

Recursos ópticos e recursos não ópticos

Recursos ópticos são óculos com lentes especiais, telescópios, lupas manuais, de apoio ou eletrônicas que possibilitam o aumento das imagens para facilitar sua identificação.

Recursos não ópticos são aqueles que melhoram o desempenho do paciente com visão subnormal sem a utilização de lentes, como impressos (livros e revistas) e materiais (caneta, baralho, teclado de computador) ampliados e de alto contraste. Iluminação adequada, escrita em braille, lentes filtrantes, chapéu e viseira também são considerados recursos não ópticos.