Acessibilidade na academia do Ibura
Acessibilidade na academia do Ibura

Acessibilidade na academia do Ibura

As pessoas com necessidades especiais do Ibura, na Zona Sul do Recife, terão um incentivo para fazer exercício e cuidar da saúde. A Academia Recife do bairro ganhará uma nova estrutura, adaptada para atendê-las. Com o objetivo de estimular a inclusão social e levar qualidade de vida de forma igualitária, a medida foi divulgada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife nesta quarta-feira (13), às 10h, na sede da Prefeitura. As obras têm prazo de dois meses para conclusão. A expansão do projeto não foi confirmada. Mas todas 13 academias terão novas modalidades esportivas e maior expediente.

A estrutura contará com rampas, piso tátil e distância regulamentar entre as máquinas. A unidade foi escolhida devido a um grande registro de deficientes visuais no local. Um deles é Romildo José Siqueira, 41, que perdeu 95% da visão aos 21 anos por conta de uma condição genética. Ele frequenta a academia todos os dias. Com os exercícios, se sente mais leve.

Mas o ganho de qualidade de vida poderia ter sido facilitado se o aparelho fosse acessível. Hoje, após dois anos de uso, não precisa mais de auxílio para encontrar as máquinas. “Já conheço o ambiente todo. Sou tão frequente que os professores me ligam quando eu não venho”, comentou.

As mudanças nas outras academias beneficiarão toda a população. Antes, nos espaços havia apenas musculação e alongamento. Agora capoeira, vôlei, futebol, entre outras atividades, serão oferecidas. O novo horário vai das 5h30 às 11h30 e das 14h às 21h, de segunda a sexta, e das 5h30 às 12h30, aos sábados. Um aplicativo para acompanhar os alunos e substituir o cartão de acesso também foi lançado.

 

Homem deficiente visual em aparelho na academia

 

Fonte: http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/7/acessibilidade-na-academia-do-ibura-0230.html
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.