Adaptações de sistemas operacionais facilitam inclusão digital

Adaptações de sistemas operacionais facilitam inclusão digital

O Saúde Visual está sempre antenado com as iniciativas no campo da tecnologia assistiva, particularmente nas adaptações de sistemas operacionais que buscam facilitar o dia a dia de portadores de deficiência visual.

No Brasil, adaptação de aplicativos que fazem a leitura de texto na tela de um computador e emitem o seu conteúdo por áudio, permitem a navegação na internet e a criação de documentos de texto, apresentações ou planilha de cálculo através de programas de acessibilidade.

Dentre essas adaptações, destacam-se duas do Linux, o sistema operacional de código aberto, customizadas para atender as necessidades de quem tem dificuldades de leitura ou possui deficiência visual completa.

A primeira alternativa é o linuxacessivel.org, que é uma versão personalizada do sistema operacional de código aberto Ubuntu GNU/Linux. Os seus recursos de acessibilidade ficam disponíveis desde a sua inicialização, permitindo que o próprio usuário com dificuldade de visão faça a instalação. Os principais aplicativos já estão configurados para funcionar com o Orça, uma tecnologia de acessibilidade com código aberto, que combina síntese de fala, braille e ampliação de tela. Além disso, o linuxacessivel.org conta com suíte de escritório, navegador de internet, tocador de mp3, mensageiro instantâneo, reprodutor de vídeos, dentre outros.

O linuxacessivel.org pode ser instalado num desktop ou notebook com configuração básica. Não possui custo de licença e é distribuído num Live CD, que pode ser baixado diretamente nesta página de download do projeto. O Live CD contém todos os aplicativos necessários para uso – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais -, sendo que todos estes aplicativos já estão ajustados para um melhor uso através do leitor de telas de código aberto Orca e de linha Braille.

A segunda alternativa de sistema operacional é o Brasillinux Dosvox, um sistema operacional que funciona por comando de voz, través da aplicação do chamado software livre, sobretudo baseado no Sistema Operacional GNU/LINUX. O idioma padrão do sistema é o português brasileiro, podendo ser instalado num computador pessoal, sem precisar de um hardware de última geração.

Segundo o site do projeto, o que diferencia o Brasillinux Dosvox (BD) de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que neste, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o BD estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas.

A instalação padrão, acompanha uma suíte de escritório, navegador de internet, gerenciador de instalação de programas, editor de imagens e aplicativos educacionais. O seu instalador é um Live DVD, cujo download está disponível gratuitamente no site do projeto.

Fonte: http://www.hospitaldeolhos.com.br/noticia/1843

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *