Alunos dão exemplo de inovação em escola de Agudos
Alunos dão exemplo de inovação  em escola de Agudos

Alunos dão exemplo de inovação em escola de Agudos

Alunos do ensino médio de escola estadual chegaram à final de um campeonato de empreendedorismo com projeto de teclado em braile sonoro

Cinco alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Farid Fayad, em Agudos (13 quilômetros de Bauru), disputarão em junho a final do campeonato de empreendedorismo “Vai lá e faz!” ao lado de estudantes de instituições particulares e do Colégio Técnico Industrial (CTI). Eles irão apresentar um teclado em braile para deficientes visuais que emite sons visando estimular o tato e a audição.

O CTI e a Farid Fayad foram as únicas escolas públicas da região representadas entre os dez finalistas do Desafio do Ensino Médio. No total, 61 equipes, formadas por 260 estudantes, inscreveram projetos que buscam trazer soluções inovadoras para problemas reais. Após julgamento de banca examinadora, apenas três serão premiados.

Apesar do alto nível da competição, a expectativa da equipe de Agudos é grande. Sob orientação do professor de filosofia Antônio Carlos da Silva Barros, os alunos Vitória Soares de Moraes, Mariana Covolan de Oliveira, Pedro Henrique Vicente, Paulo César Soares de Moraes e Rafael Rangel de Souza desenvolveram o “Acess point”, projeto que explora formas de se aprimorar a aprendizagem de alunos com deficiência visual.

“Dois alunos do 1º ano do Ensino Médio e três do 3º ano desenvolveram um software que atrelou o teclado em braile aos sons emitidos pelas teclas para que os estudantes com deficiência visual usem como aliados da aprendizagem também o tato e a audição”, explica a instituição de ensino.

No dia 17 de junho, às 19h, no Anfiteatro “Guilhermão”, no campus da Unesp de Bauru, as dez finalistas apresentarão seus projetos para banca de jurados. As três ganhadoras conhecerão empresa de São Paulo que valoriza o empreendedorismo e ganharão um ano de cursinho pré-vestibular de um parceiro da Unesp.

Desafio

O Desafio do Ensino Médio “Vai lá e faz!” é um campeonato de empreendedorismo idealizado e organizado pelo Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) da Unesp de Bauru. Ele conta com o apoio de entidades como o Sebrae, Diretoria Regional de Ensino de Bauru, Liga de Empresas Juniores da Unesp Bauru e Agência Unesp de Inovação. De acordo com Rafael Parenquine, estudante de Educação Física da Unesp, que integra a diretoria de projetos do CEU, a ideia é fomentar nos alunos atitudes empreendedoras e de protagonismo, ao mesmo tempo em que eles poderão descobrir vocações e trabalhar para melhorar a sociedade. Informações no site:http://www.desafioensinomedio.com.br.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/Regional/2016/05/alunos-dao-exemplo-de-inovacao-brem-escola-de-agudos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *