APACE-PB e IERC-RN são os campeões do Regional Nordeste de Goalball 2015

APACE-PB e IERC-RN são os campeões do Regional Nordeste de Goalball 2015

O time do IERC-RN levanta o troféo do Regional Nordeste de Goalball 2015
A precisão dos arremessos do craque Romário e o talento da jovem Geovana Moura fizeram a diferença, e APACE-PB e IERC-RN conquistaram o título do Regional Nordeste de Goalball na manhã deste domingo (7), em São Luís, no Maranhão. As equipes também garantiram vaga para a Copa CAIXA Loterias, o principal campeonato da modalidade no país, em outubro, na cidade de Curitiba.
Soberanos em quadra
Pela categoria masculina, a APACE-PB sobrou na competição. Na decisão contra o ICP-PB, Romário, Zé Roberto e Thiago Costa defenderam e atacaram com muita sabedoria. A experiência do trio foi essencial para não dar qualquer brecha ao adversário chegar perto do título. A diferença no placar mostrava a superioridade da equipe dentro de quadra.
Por um gol a APACE-PB não acabou com o jogo ainda no primeiro tempo, que terminou 12 a 3. Vale destacar a garra do ICP-PB, que mesmo em desvantagem não parava de forçar nos arremessos. Mas numa exibição digna de um campeão do mundo, Romário tratou de abrir e fechar o placar. Vitória incontestável por game (diferença de dez gols), no início da etapa final, por 13 a 3. Mesmo com a derrota o vice-campeão também garantiu vaga para o Brasileiro.
Grata surpresa
Primeiro arremesso do jogo, gol da APACE-PB. Assim começou a decisão da categoria feminina entre o time de João Pessoa e o IERC-RN. O início promissor não foi o bastante para segurar o ímpeto da grande destaque da competição. Geovana Moura abusou das bolas rápidas e quicadas. A jovem de apenas 17 anos jogou como gente grande. Tratou logo de empatar e virar a partida rapidamente, e abrir boa vantagem no primeiro tempo: 5 a 2.
A etapa complementar foi parecida com a primeira. Logo nos primeiros minutos Alseni fez, e a APACE-PB esboçou uma reação. Mas o cansaço era evidente nas duas equipes. A cada parada técnica, as atletas aproveitavam para respirar e ganhar um pouco mais de fôlego para o andamento da partida. A ducha de água fria nas pretensões da APACE-PB veio com dois gols de Israele Gomes, que deixou o IERC-RN próximo do título. A distância no placar permitiu a equipe segurar o jogo. No final ainda deu tempo para Geovana se consagrar e marcar aquele que foi o gol do título na vitória por 7 a 4.
– Na verdade eu estou sem palavras, porque eu não esperava ser artilheira e nem campeã do Regional. Estou muito feliz por mim e pela minha equipe. O Goalball pra mim é tudo, e espero, sinceramente, um dia chegar na seleção – disse Geovana Moura, jovem revelação do IERC-RN.
Bahia no pódio
Com boas defesas de Moniza e os arremessos certeiros de Ramine e Jéssica Santos, o ICB-BA conquistou o bronze do Regional Nordeste de Goalball ao vencer o IAPQ-PE, por 11 a 9. A partida começou equilibrada com as equipes alternando vantagem, e o final do primeiro tempo terminou 5 a 3 para o ICB-BA.
No segundo tempo o IAPQ-PE marcou logo no início dando indícios de que voltaria para mudar a história. Mas o gol sofrido não intimidou as baianas, que marcaram três vezes seguidas. A partir daí a boa diferença no placar permitiu que o time jogasse com tranquilidade para administrar o resultado. No final do jogo, o IAPQ-PE até que tentou esboçar uma nova reação, mas foi tarde demais. Vitória do ICB-BA, por 11 a 9, e a medalha de bronze garantida no peito.
Medalha e vaga
Na disputa do bronze masculino, o IAPQ-PE começou arrasador a partida, e logo abriu seis gols de diferença. Quando muitos pensavam que seria fácil para os pernambucanos, Clécio comandou a reação da ADEVIRN-RN na partida com gols atrás de gols. A vantagem do IAPQ-PE chegou a ficar por apenas um gol.
O jogo seguiu emocionante até o final. A ADEVIRN-RN levava perigo nas bolas do seu goleador, Clécio, mas Kim também estava inspirado e fez os três últimos gols da vitória de 11 a 9, que garantiu o bronze e a vaga na Copa CAIXA Loterias de Goalball.
Gol é com eles
Geovana Moura foi simplesmente a grande destaque da competição na categoria feminina. A ala esquerda não conseguiu só o título e a vaga para a Copa CAIXA Loterias, como também ganhou o prêmio de artilheira do Regional Nordeste ao marcar 40 gols, em cinco jogos. No masculino, o goleador foi Clécio Lima, da ADEVIRN-RN. O time potiguar não conseguiu subir ao pódio, e também ficou sem a vaga para o nacional, mas as atuações de Glecio mereceram destaque pelos 35 gols marcados.
O Regional Nordeste de Goalball 2015 foi uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e CEDEMAC-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *