Complementares

Visão Eficiente

O programa Visão Eficiente, originalmente chamado de NOCT (Núcleo de Orientação e Capacitação para o Mercado de Trabalho), surgiu em 2006 com o propósito de promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência visual. A iniciativa foi uma resposta à baixa adesão das empresas na contratação desse grupo, que enfrentava desafios devido à baixa escolaridade, falta de adaptação nos ambientes de trabalho e falta de conhecimento sobre como lidar com essas questões.

No Lar das Moças Cegas, nossa missão é superar essas barreiras, dando capacitação e a oportunidade para o deficiente visual prosseguir no mundo do trabalho. A inclusão dessas pessoas no mercado não é apenas uma questão de justiça social e respeito à diversidade, mas também enriquece as empresas com talentos diversos, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Centro Aquático

Inaugurado em 2005, o Centro Aquático oferece diversas atividades aos alunos, como natação e hidroginástica. Com uma piscina coberta e aquecida, garantimos conforto e comodidade independentemente das condições do clima.

Além disso, nosso Centro desempenha um papel fundamental na qualidade de vida dos nossos assistidos, fortalecendo a musculatura, melhorando a coordenação, reduzindo o estresse e contribuindo para uma vida mais ativa e saudável.

Música

A música no Lar das Moças Cegas é um instrumento de inclusão importante para proporcionar bem-estar, contribuir para a socialização, gerar autoconfiança e auxiliar na reabilitação dos alunos. A banda e o coral, modalidades mais conhecidas, contam atualmente com cerca de 40 integrantes e 500 atendimentos mensalmente cada. Além de serem atividades prazerosas, muitos assistidos têm contato pela primeira vez com a música no Lar, incentivando-os a novas experiências, como as apresentações.

As aulas abrangem uma variedade de instrumentos, como piano, teclado, violão, cavaquinho, canto, guitarra, baixo, além das opções de sopro e percussão. Essa diversidade permite que os alunos explorem diferentes aspectos da música, descubram suas preferências e desenvolvam habilidades. Não se trata apenas de uma forma de expressão artística, mas também uma ferramenta educacional que promove o crescimento pessoal, a criatividade e a autoconfiança.

Padaria inclusiva

Projeto promove o desenvolvimento e a autonomia de alunos a partir dos 18 anos. Com os equipamentos profissionais fornecidos pela Cargill em 2018, os participantes adquirem habilidades em panificação, podendo trabalhar como auxiliar de padeiro ou desenvolver projetos de empreendedorismo.

A produção da padaria do Lar é destinada a fornecer pães e lanches aos alunos e eventos da instituição. As aulas elevam a autoestima e aprimoram a orientação espacial, coordenação motora, noções de higiene e identificação de produtos. Todos esses benefícios impactam positivamente a vida dos nossos assistidos, aperfeiçoando os sentidos remanescentes, como olfato, tato, audição e paladar, além de proporcionar momentos de interação, estimulo da memória e trabalho em equipe.

Goalball

Desde sua fundação em 1946 por Hanz Lorezen e Sepp Reindle, o Goalball se destacou como um instrumento poderoso para a reabilitação e integração social de pessoas com deficiência visual. Ao contrário de outros esportes adaptados, essa modalidade foi criada exclusivamente para atender às necessidades desse público.

No Lar das Moças Cegas, temos orgulho de testemunhar nossos atletas conquistando medalhas e troféus em competições de destaque desde 1999. Em parceria com o Santos F.C., o Lar das Moças Cegas mantém equipes de formação e competição no masculino e feminino desde 2011. Além disso, somos uma das poucas instituições a oferecer uma infraestrutura completa para o treinamento de Goalball, com uma quadra oficial e totalmente dentro dos padrões estabelecidos pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Essa dedicação tornou o Lar uma referência na formação de atletas, que atualmente representam a Seleção Brasileira.

Outros Serviços

Curso Braille

Aberto ao público e com duração de 80 horas, nosso curso livre oferece introdução ao Braille, permitindo a adesão de pessoas que nunca tiveram contato com o sistema. Aprendizagem contempla o reconhecimento de letras, números e símbolos, além da escrita.

O curso é intensivo e ocorre aos sábados. As aulas são adequadas para educadores, familiares, profissionais de saúde e todos que desejam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Para se inscrever, basta entrar em contato com a professora Sandra Regina, pelo número (13) 99659-4735.

Imprensa Braille

O Serviço de Imprensa Braille tem como objetivo confeccionar apostilas e livros para os alunos, bem como copiar, imprimir e montar cardápios, tabelas, avisos e outros impressos em Braille para os diversos segmentos comerciais da região.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.