Saúde

O Centro Especializado em Deficiência Visual, responsável pelos atendimentos de Saúde, inicia a triagem dos pacientes que entram no Lar das Moças Cegas e conta com equipamentos modernos de diagnóstico. O setor conta com equipe multidisciplinar e oferece os seguintes atendimentos:

  • Oftalmologia;
  • Ortóptica;
  • Fisioterapia;
  • Psicologia Infantil e Adulta;
  • Terapia Ocupacional;
  • Fonoaudiologia;
  • Orientação e Mobilidade;
  • Enfermagem;
  • Exames complementares.

O CEDV também oferece exames gratuitos para o público externo com solicitação médica.

Veja nossos atendimentos

Como funciona

O setor atende pessoas com baixa visão ou cegueira desde o primeiro mês de vida até a terceira idade. Foi inaugurado em 2018, quando unificou atendimentos de baixa visão e das terapias já existentes no Lar das Moças Cegas.

Na ocasião, a instituição recebeu uma emenda parlamentar e decidiu reformular o consultório oftalmológico e criar um espaço exclusivo para os atendimentos de Saúde. Desde então, o perfil de atendimento da equipe multidisciplinar foi aperfeiçoado.

Triagem

O agendamento do primeiro atendimento se dará com a apresentação de laudo oftalmológico e encaminhamento atestando a deficiência visual, inicialmente será com o oftalmologista o primeiro contato e serviço social e posteriormente com os demais profissionais da equipe multidisciplinar.

Ao final do processo o paciente será encaminhado para o programa terapêutico de acordo com a sua demanda e expectativa.

Ao final do processo de avaliações será efetuado um relatório de encaminhamento para os serviços necessários internos e externos, configurando o projeto de intervenção.

Intervenção Precoce

A privação do sentido da visão implica diretamente no desenvolvimento global da criança tanto no aspecto terapêutico - comprometimento de fala, linguagem, sensorial motor e alterações de comportamento - como pedagógico. Para suprir toda a necessidade de estimulação a esses aspectos, foi criado visando o atendimento de crianças de até 5 anos e 11 meses.

O programa conta com uma equipe interdisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo e psicólogo, além do suporte com ortoptista e oftalmologista.

Atendimentos

Oftalmologia

O atendimento oftalmológico é o primeiro contato do deficiente visual em nossa instituição. É a profissional responsável em confirmar o diagnóstico e solicitar os exames necessários.

Além da triagem inicial, é responsável pela realização de exames como Potencial Visual Evocado e Mapeamento de Retina.

Nossa profissional é especialista em visão subnormal, por isso, realiza orientação específica a esses pacientes, além de oferecer acompanhamento periódico, orientações a familiares e equipe técnica.

Ortóptica

Faz avaliação das funções visuais - acuidade visual, cores, contraste e campo visual - e treinamento para adaptação de recursos ópticos e não ópticos, visando melhorar a utilização do resíduo visual de crianças em idade escolar, adultos e idosos.

Psicologia Adulto

O psicólogo com viés de atendimento ao adulto tem por objetivo trabalhar as questões emocionais e comportamentais relacionadas à deficiência visual. Os atendimentos são realizados tanto em grupo quanto individual. Além de orientar os familiares desde o início, quanto o processo de reabilitação.

Terapia Ocupacional

Promove estimulação do desenvolvimento visual, para crianças com baixa visão e para crianças com cegueira realiza estimulação dos sentidos remanescentes, promove também estimulação ao AVD (Atividade de Vida Diária) além de adequação das alterações sensoriais.

Psicologia Infantil

Estimula o desenvolvimento cognitivo e comportamental através da intervenção precoce, de atividades lúdicas e sessões direcionadas às questões individuais de cada paciente, seja assistido ou paciente externo, até os 14 anos.

Oferece orientações aos pais e/ou responsáveis, bem como o ensinamento de como agir para que seu filho exerça a autonomia e a independência.

Os atendimentos em grupo são direcionados a um tema específico, onde esse mesmo é fragmentado e reconstruído por todos os presentes, com a orientação da psicóloga responsável.

Fisioterapia

O atendimento de crianças até os 5 anos e 11 meses é voltado à estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor.

A partir dessa idade, inicia-se o trabalho de locomoção independente e autonomia. Para os adultos o objetivo é promover reabilitação e prevenção de complicações.

Serviço Social

O atendimento com serviço social, visa orientar quanto aos benefícios e encaminhamentos necessários, além de acolher e direcionar as queixas dentro da equipe multidisciplinar.

Oferece orientações sobre os atendimentos desenvolvidos no Lar das Moças Cegas, acompanhamentos de casos dentro do âmbito social.

Fonoaudiogia

Estimula o desenvolvimento da fala e linguagem, distúrbios e as diferenças em relação a audição, escrita, voz e as funções orofaciais e deglutição. Além de oferecer suporte à equipe multidisciplinar e aos familiares.

Atendimentos Complementares

Potencial Visual Evocado (PVE)

Possui extrema importância para a população com alterações visuais, principalmente aqueles que apresentam deficiência múltipla. Seu objetivo é avaliar a integridade das vias visuais, ou seja, como ocorre a interpretação do estímulo luminoso a nível cortical. Identifica de maneira precisa as alterações no trajeto do nervo óptico ou nas vias ópticas.

Campimetria Computadorizada

É um exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. É utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

Sala de Integração Sensorial

É um dos recursos complementares oferecidos a crianças que apresentam alterações visuais e, consequentemente, têm dificuldade em integrar as informações sensoriais do ambiente e dos sentidos remanescentes. A proposta da sala é atender crianças de até 14 anos, estimulando as vivências motoras e sensoriais, contribuindo de forma significativa para o seu desenvolvimento.

Espaço Lúdico Sensorial

Fortalece ainda mais o trabalho multidisciplinar no CEDV e a participação dos pais na reabilitação infantil. É uma sala ampla, climatizada e com diversos recursos para estimulação dos sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. A sala apresenta diversos brinquedos, estruturas como piscina de bolinhas e bancos de LED, aparelho de som, televisão, tapetes sensoriais, entre outros. A sala, por sua diversidade de recursos, atende crianças de até 15 anos.

Pilates

O Pilates fortalece e condiciona os músculos, estabilizando diretamente o corpo e garantindo a dissociação biomecânica. Tem como foco a reconstrução e reeducação dos movimentos, possibilitando a organização neuromuscular ideal da postura e do movimento, essenciais na reabilitação e no treinamento.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.