Banco de Olhos de Sorocaba oferece tratamento gratuito para quem tem glaucoma
Banco de Olhos de Sorocaba oferece tratamento gratuito para quem tem glaucoma

Banco de Olhos de Sorocaba oferece tratamento gratuito para quem tem glaucoma

O glaucoma caracteriza-se por um problema no funcionamento do nervo dos olhos, associado a alterações neste nervo e no campo visual. A pressão ocular que causa a doença é o principal fator de risco e, se não tratado adequadamente, o glaucoma pode levar à cegueira irreversível.

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) participou de uma comitiva que visitou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para destacar essa questão de saúde pública e as vantagens de se combater, preventivamente, a cegueira causada pelo glaucoma.

O grupo, que reuniu o presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Marcelo Palis Ventura, o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, e parlamentares frisou a importância de o governo aumentar os investimentos no Programa Glaucoma, do Ministério da Saúde, que visa o acesso gratuito da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), às consultas com oftalmologista e aos colírios de tratamento, prevenindo a cegueira causada pela doença.

Segundo Katia Campos, gerente de atendimento e qualidade do BOS, atualmente a entidade acompanha, em seu ambulatório SUS, dois mil pacientes com glaucoma por mês, o que equivale a seis mil pessoas que recebem os colírios de tratamento como parte do Programa Glaucoma, vindas de Sorocaba e de outras 47 cidades de abrangência. Estima-se, contudo, que esse número esteja muito abaixo da demanda real, que deve ser de 60 mil pessoas na macrorregião.

Todos que precisam receber atendimento na macrorregião, por meio do Programa Glaucoma, devem procurar a rede básica de saúde para encaminhamento ao BOS ou fazer cadastro prévio pelo site: www.bos.org.br/glaucoma. O Programa Glaucoma do ambulatório SUS do BOS atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. (Da Redação)

Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/749684/banco-de-olhos-de-sorocaba-oferece-tratamento-gratuito-para-quem-tem-glaucoma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.