Brasil faz 3 a 1 na Colômbia no Mundial de Futebol de Cegos

Brasil faz 3 a 1 na Colômbia no Mundial de Futebol de Cegos

Jogador brasileiro dribla colombiano

A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) goleou a Colômbia por 3×1 nesta terça-feira (18/11), em partida válida pela segunda rodada do Mundial da modalidade.

A competição está sendo disputada em Tóquio, no Japão, e vai até o dia 24. Os gols do Brasil foram marcados pelo capitão e atacante Ricardinho, que fez dois, e pelo zagueiro Cássio, que deixou um.

O único tento dos colombianos veio do camisa 6, David. Com a segunda vitória – ontem, 17, a Seleção venceu a Turquia por 1 x 0 -, o time verde-amarelo já garantiu vaga antecipada nas quartas de final.

Na quinta-feira, 20 (meia-noite de quarta, horário de Brasília), o Brasil volta a campo para a terceira e última partida da fase de grupos. Os adversários serão os chineses.

Se a China derrotar a Turquia nesta quarta-feira, 19, a partida entre brasileiros e chineses valerá o primeiro lugar do Grupo B, já que ambas as equipes terão vencido dois jogos cada.

Velha conhecida, a Colômbia começou o jogo dando trabalho à defesa brasileira. Nos primeiros 10 minutos, pressionou sem parar. A tática, porém, não funcionou e quem marcou foi o Brasil. Aos 13 minutos, Ricardinho sofreu falta na entrada da área. Em cobrança perfeita, fez o primeiro da Seleção.

Cerca de um minuto depois, os colombianos cometeram a quarta falta coletiva e os brasileiros tiveram a chance de bater um tiro livre. O zagueiro Cássio cobrou e o goleiro colombiano rebateu. A bola sobrou na área e Ricardinho deixou o segundo. No fim do primeiro tempo, mais um tiro livre para o Brasil. Desta vez, Cássio não perdoou e marcou o seu.

O segundo tempo teve um ritmo menos frenético, pois os colombianos cansaram. O treinador do Brasil, ?Fábio Luiz Vasconcelos, chegou a colocar todos os reservas em quadra. O gol de honra da Colômbia saiu dos pés do camisa 6, David, faltando nove minutos para acabar a partida, após cobrança de escanteio e bate-rebate na área.

Autor do terceiro gol do Brasil, Cássio, que havia marcado o único da vitória sobre a Turquia, comentou a boa fase como zagueiro/?artilheiro. “Isso é fruto de um trabalho que faço desde 2003. Treino muito, com dedicação. Jogo atrás, na defesa, mas sempre apoio o ataque e isso requer treinamento. Por enquanto, está dando certo”, comentou o baiano de Ituberá.

“A partida contra a Turquia foi mais conturbada, não consegui marcar e acabei me cobrando depois, pois queria uma atuação melhor. Hoje, deu tudo certo. Fiz dois gols e ajudei a Seleção. Essa classificação antecipada é muito importante para dar tranquilidade ao time no próximo jogo, contra a China”, ressaltou o gaúcho Ricardinho.

Doze times, divididos em três grupos, disputam o troféu de campeão. No Grupo A estão Japão, França, Paraguai e Marrocos. A Seleção Brasileira é cabeça de chave do Grupo B, que, além da Turquia, conta ainda com Colômbia e China. No Grupo C, Argentina, Espanha, Coreia do Sul e Alemanha jogam entre si por vagas na fase seguinte. Os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam às quartas de final, que serão disputadas no dia 21. As semifinais estão marcadas para 23 e a grande final, para 24.

A modalidade

O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Apenas o arqueiro tem visão total e não usa venda. As partidas são em um campo pequeno (40mx20m), com barreiras ao longo das laterais, e possuem dois tempos de 25 minutos, com 10 de intervalo. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la.

Os jogos são realizados em locais sem eco e a torcida precisa ficar em total silencio. A comemoração do gol, no entanto, é livre. Três guias direcionam os atletas: o goleiro, o treinador e o chamador, que fica atrás do gol. Eles dizem onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. Os atletas também podem se comunicar um com o outro em quadra.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2014/11/18/brasil-faz-3-1-na-colombia-no-mundial-de-futebol-de-cegos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.