Geraldo von Rosenthal é um dos atletas que já tem vaga garantida nos Jogos do Rio. Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

Brasília recebe a partir desta sexta-feira, 19, a I Copa Brasil de Tiro Esportivo Paralímpico. Esta é a primeira competição do ano na modalidade e vai reunir 55 atletas de nove estados do Brasil nos três dias de prova. As disputas serão realizadas no estande de tiro da Federação Brasiliense de Tiro Esportivo, no Setor de Clubes Sul.

A modalidade vive um momento especial neste ano. Pela primeira vez, o Brasil terá atletas classificados para os Jogos Paralímpicos de forma direta, tendo conquistado a vaga ao alcançar a pontuação mínima em competições com chancela do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, sigla em inglês). Os três atiradores que asseguraram o direito de disputar os Jogos do Rio – Débora Campos, Geraldo von Rosenthal e Alexandre Galgani – estarão em Brasília para a I Copa Brasil.

Para o coordenador da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Fernando Cardoso, os próximos meses serão de planejamento para o Rio-2016, desde treinamentos até comportamento dos atletas em competições. “Convidamos os árbitros internacionais para participarem de todas as etapas no Brasil. Serão os mesmos dos Jogos e essa convivência com eles, o conhecimento dos comandos em outra língua vai ser bom para os atiradores”, explicou.

Animado com a garantia de pelo menos três brasileiros no maior evento esportivo paralímpico do mundo, em setembro, Fernando Cardoso, no entanto, prega cautela na modalidade dentro das competições nacionais como a Copa Brasil. “É um ano de muito assédio a eles por parte de mídia, muita cobrança de treinadores e comissão técnica, mas também será um período de motivação para esses atletas e vamos trabalhar para que essa emoção não vire algo negativo”, observou Cardoso.

As provas da I Copa Brasil de Tiro Esportivo terão início na sexta-feira e se estendem até domingo, 21. As disputas são realizadas das 9h às 18h30, na sexta e no sábado, e das 9h às 12h30, no domingo, na Federação Brasiliense de Tiro Esportivo. Além desta etapa, a modalidade ainda terá a disputa da II Copa Brasil, em julho, no Rio de Janeiro, e do Campeonato Brasileiro, em novembro, também no Rio de Janeiro.

Serviço
I Copa Brasil de Tiro Esportivo
Local: Federação Brasiliense de Tiro Esportivo, em Brasília
Endereço: SCHS Trecho 4 – próximo à antiga Academia de Tênis
Data: 19 a 21 de fevereiro
Horário: Sexta e sábado das 9h às 18h30, domingo das 9h às 12h30

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)