
Calçada simula dificuldades enfrentadas por deficientes nas ruas de Fortaleza
Projeto faz com que pessoas passem pelas dificuldades que os deficientes vivem cotidianamente em relação à acessibilidade
Trafegar pelas calçadas de Fortaleza pode ser um verdadeiro desafio para pessoas com deficiências motoras ou visuais. Para transmitir essa dificuldade, a Faculdade Maurício de Nassau Unidade Fortaleza inaugurou uma calçada sensorial.
O equipamento simula as dificuldades que os deficientes precisam passar diariamente. Constituída por módulos de madeira acoplados com extensão de 18 metros, a calçada sensorial itinerante simula uma calçada real com a diferença de poder ser levada para diferentes lugares.
A proposta da instituição é fazer com que as pessoas sem deficiência realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas, vendas para os olhos, muletas e bengalas, com a finalidade de que sintam a mesma sensação que o deficiente é obrigado a conviver diariamente. A novidade foi inaugurada na sexta-feira (25).
Para o responsável pelos projetos de Responsabilidade Socialda Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza, Ricardo Figueroa, a proposta de ação é trazer os principais obstáculos que dificultam a mobilidade do pedestre.
“Uma das estratégias do projeto é vendar as pessoas que forem usar a calçada, permitindo a elas experimentar como se sente uma pessoa com deficiência diante dos obstáculos apresentados pelas calçadas efetivamente presentes nas ruas”, conclui.