Caravana da Inclusão acontece em São Paulo

Caravana da Inclusão acontece em São Paulo

Reunião com representantes na Caravana da Inclusão

Na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a 5ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, com participação de cerca de 300 representantes de municípios do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na abertura do evento a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Secretário Adjunto da Pasta, Cid Torquato; a Deputada Estadual Célia Leão; o presidente da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara; e o presidente do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, João Ladislau Rosa.

Com o tema “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, os encontros da Caravana, que acontecem em mais quatro municípios até o final do ano, buscam mostrar as boas práticas e a necessidade de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Foi apresentado também o Modelo de Plano Municipal de Acessibilidade para estimular os municípios do Estado de São Paulo a planejarem ações em prol da acessibilidade universal.

Na abertura da Caravana, a Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella destacou que “este encontro tem uma importância muito grande para nós dessa Secretaria, que trabalhamos sempre na lógica de garantir os direitos das pessoas com deficiência e ao garantir os direitos dessas pessoas, na verdade, nós estamos abraçando a sociedade paulista, a sociedade brasileira e garantindo o direito de todos”.

Durante o evento, os coordenadores da Secretaria apresentaram as principais ações da Pasta, como encontros de Tecnologia, Paradesporto, Moda inclusiva, Delegacia da pessoa com Deficiência, Acesso à Cultura, Transporte e Memorial da Inclusão, além de informações sobre comunicação inclusiva e a proposta da acessibilidade como eixo da sustentabilidade.

Além disso, foi lançado o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de promover e ampliar a interlocução e o intercâmbio entre a Secretaria e os gestores públicos municipais responsáveis por questões relativas aos direitos, à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência.

Segundo Cid Torquato, Secretário-adjunto da Pasta, hoje a maior parte dos municípios do Estado já conta com responsáveis por políticas públicas em prol das pessoas com deficiência.  “Agora, estaremos em rede trocando ideias, projetos e boas práticas”, conclui Torquato.

A Caravana da Inclusão, até o final do ano, cumpre o seguinte cronograma:

  • Capital SP – 12/11
  • Avaré – 18/11
  • Araras – 27/11
  • Pederneiras – 11/12
  • Águas da Prata – 17/12

O link para acompanhar o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no Facebook, é: https://www.facebook.com/groups/forumdef

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/caravana-da-inclusao-acontece-em-sao-paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *