Cegos terão acesso a Noite de Gala por audiodescrição no Festival

Cegos terão acesso a Noite de Gala por audiodescrição no Festival

Esta é a primeira vez que um grupo de cegos tem acesso a um espetáculo

Pela primeira vez, um grupo de cegos terá acesso ao Festival de Dança de Joinville, no Norte catarinense. Nesta segunda-feira (28), às 20h, eles poderão participar da tradicional Noite de Gala – com apresentação do Balé da Cidade de São Paulo. Trinta e dois cegos apreciarão ao espetáculo pelo sistema de audiodescrição, que emite informações sonoras.

Festival de Dança de Joinville terá audiodescrição para cegos na Noite de Gala (Foto: Festival de Dança/Divulgação)
Festival de Dança de Joinville terá audiodescrição para cegos na Noite de Gala (Foto: Festival de Dança/Divulgação)

O grupo estará acompanhado por profissionais da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). “A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual por meio de informações sonoras”, explicou Lívia Maria Villela Motta, de São Paulo, profissional que vai executar o serviço.

“Este recurso já é usado em eventos culturais, como peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança, além de eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos”, acrescentou Lívia.

O trabalho é desenvolvido desde junho e conta com o apoio de pessoas com falta de visão. Um deles auxilia a equipe de produção do Festival de Dança, com orientações sobre como lidar com este público. Para auxiliar os deficientes visuais, a organização do evento também elaborou uma versão compacta em braile do guia do festival e disponibilizou o conteúdo em áudio.

O Festival de Dança
Entre 23 de julho e 2 de agosto, grupos de diversos estados do Brasil e até mesmo do exterior apresentam danças de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, jazz, sapateado, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. Além dos espetáculos, a programação inclui cursos e oficinas, seminários de dança, Feira da Sapatilha, Rua da Dança, Visitando os Bastidores e Dança Comunidade.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/festival-de-danca-joinville/2014/noticia/2014/07/cegos-poderao-terao-ter-acesso-noite-de-gala-por-audiodescricao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.