
Centro Especializado em Deficiência Visual (CEDV) é referência em estrutura para assistência ao deficiente visual
O Lar das Moças Cegas, por meio do Centro Especializado em Deficiência Visual (CEDV), oferece uma ampla estrutura em assistência, beneficiando mais de 400 assistidos de todas as idades.
A equipe multidisciplinar trabalha em prol da funcionalidade e reabilitação de crianças, adultos e idosos com deficiência visual. Ela presta um atendimento médico especializado indispensável. É composta por Oftalmologia, Fisioterapia, Ortóptica, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Pedagogia.
Após a triagem inicial, o caso é analisado e discutido pela equipe, que caracteriza a abordagem do atendimento de forma individualizada. As consultas podem ser programadas de duas formas: periódicas e regulares.
Consultas periódicas são indicadas para pessoas com baixa visão que necessitam de treinamentos específicos de recursos ópticos, pedagógicos ou para locomoção, além do suporte psicológico. A periodicidade sempre fica a critério dos profissionais envolvidos no projeto.
As consultas regulares têm características mais intensas e são traçadas em longo prazo, realizando atendimentos semanais com um aporte maior da equipe multidisciplinar.
A fisioterapeuta Natália Ferreira, coordenadora do Centro Especializado em Deficiência Visual (CEDV), explica que a criação do Centro foi para integrar e fortalecer ainda mais o atendimento de saúde ao assistido.
“O modelo multiprofissional serviu para deixar o atendimento de saúde mais coeso. Ele acompanha o indivíduo desde a entrada na instituição até a alta”.