Cinco cidades da Baixada Santista comemoram o dia da Independência

Cinco cidades da Baixada Santista comemoram o dia da Independência

Cinco cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, comemoram o dia da Independência do Brasil, nesta segunda-feira (7), com uma programação especial.

As cidades de Santos, Guarujá, Bertioga, Mongaguá e Peruíbe irão comemorar a data com solenidades e desfiles cívio-militar.

Em São Vicente, a independência do Brasil foi comemorada apenas nas escolas durante as aulas e, em Praia Grande, as unidades sociais lembraram a data durante a semana. Já Cubatão e Itanhaém não divulgaram nenhuma programação especial em alusão a data.

As festividades marcam o dia em que o país se tornou independente de Portugal, no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principal ator histórico o príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I).

Confira a programação o dia da Independência na Baixada Santista:

Santos
Haverá o tradicional desfile cívico-militar, que será realizado na orla, sentido Ponta da Praia, a partir das 9h. O palanque oficial será montado em frente à Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa. No mesmo ponto, haverá duas arquibancadas para o público.

O desfile escolar contará com a participação de alunos de 14 escolas municipais, três estaduais, uma delas do Guarujá; Faculdade de Educação Física de Santos, Programa Escola Total – Projeto Pra Ver a Banda Tocar, Lar das Moças Cegas, grêmios estudantis e Projeto Santos Jovem Doutor. Além disso, 10 entidades desfilarão a pé, além de cinco outras motorizadas, com encerramento pela Guarda Municipal. O grupo militar Marinha, Exército, Aeronáutica, Policia Federal, Polícia Militar e unidades especializadas também estarão presentes.

Guarujá
A cidade realiza o arriamento do Pavilhão Nacional pela Guarda Civil Municipal, às 18h, na Praça das Bandeiras, na praia de Pitangueiras.

Bertioga
A solenidade acontece em frente ao Gabinete do prefeito, no Paço Municipal. A programação tem início às 8h, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, com a participação de 10 músicos do projeto Musicando, desenvolvido nas escolas municipais. Em seguida, às 8h30, acontece a premiação de 80 alunos do 5º ano, que participaram do Concurso de Poemas. Após a premiação, será servido um café da manhã para todos os participantes.

Mongaguá
A solenidade de hasteamento da bandeira acontecerá a partir das 7h30, em frente ao Paço Municipal.

Peruíbe
A solenidade de abertura acontecerá às 8h30, na Praça Monsenhor Lino dos Passos, com a presença de autoridades e representantes de entidades da Cidade. Haverá o hasteamento da bandeira e apresentações da Banda Municipal e dos grupos de coral.

Logo em seguida, será realizado o tradicional desfile na Avenida Padre Anchieta, com início às 9h, tendo a participação das escolas públicas e particulares, Tiro de Guerra, escolinhas de esporte, escolas de dança, Polícia Militar, Bombeiros, associações e entidades. Haverá interdição da Avenida Padre Anchieta, entre a Rua Ceará e a Rua Francisco Garcia.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/09/cinco-cidades-da-baixada-santista-comemoram-o-dia-da-independencia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *