Com ciclo perfeito, goalball masculino vai em busca do ouro paralímpico no Rio 2016

Rio de Janeiro/RJ – Uma das favoritas ao título dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a seleção brasileira masculina de goalball teve mais um ano vitorioso. No principal objetivo do Brasil em 2015 a conquista do bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto, confirmou o excelente momento da equipe comandada pelo técnico Alessandro Tosim.
– Sem dúvida. O principal objetivo do ano era o bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos. Acho que foi um trabalho muito intenso que foi feito. Nós começamos a treinar um pouco mais tarde, mas o trabalho foi bem intenso e bastante positivo. Isso também é resultado daquilo que os atletas entenderem, a importância de estar treinando em seus clubes. Dar continuidade no treinamento, toda a preparação física e parte técnica e tática, e quando vem para a seleção a gente vai potencializando, o sistema de jogo, ações táticas e mantendo o equilíbrio nos treinamentos – explicou o Tosim.
Para atingir o maior resultado da história do goalball brasileiro, o ouro na principal competição paradesportiva do mundo, o planejamento está a todo vapor. Muito treinamento e concorrência interna pela vaga são dois dos ingredientes que o treinador brasileiro irá impor na preparação da equipe no ano mais importante do ciclo.
– Estamos planejando o ano de 2016. Então a nossa meta é uma fase de treinamento por mês e sem dúvida combinar todo o treinamento técnico e tático com os atletas da seleção, mesclando um pouco com os atletas que foram a Toronto com uns três ou quatro atletas novos. É foco total na medalha de ouro no Rio de Janeiro (Jogos Paralímpicos) – contou.
As partidas das competições de goalball, em ambas as categorias, serão realizadas na Arena do Futuro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O ginásio foi o primeiro local a ser entregue, no mês de setembro.
Foto: Brasil conquistou o bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos com vitória sobre os EUA (Fernando Maia/MPIX/CPB)