Concurso Moda Inclusiva Internacional integra utilidade e beleza no Praiamar
Concurso Moda Inclusiva Internacional integra utilidade e beleza no Praiamar

Concurso Moda Inclusiva Internacional integra utilidade e beleza no Praiamar

Roupas pensadas exclusivamente para pessoas com deficiência, com aberturas especiais para quem usa próteses ou inscrições em braile em prol dos que não enxergam, foram algumas das criações dos participantes da primeira etapa regional do 8º Concurso Moda Inclusiva Internacional.

A iniciativa do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), terminou com desfile, na quinta-feira (16), no Praiamar Shopping. Na passarela, 33 assistidos por cinco entidades assistenciais (Nurex, Amem, Associação Equoterapia, Lar das Moças Cegas e CCEV), maquiados pelos alunos da Escola de Beleza do FSS e acompanhados por modelos da Oficina By Clô.

Após o show de criatividade e simpatia, foi anunciada a estilista vencedora do concurso: Janaína Alves Klein, 40 anos, estudante de Moda da Unisanta. “Também trabalho na área da assistência social e sei da dificuldade que estas pessoas têm. A gente procura fazer toda a viabilidade do produto, com conforto e aparência, que também conta muito. Porque elas querem estar bem vestidas, o que todo mundo tem direito”, conta a vencedora, que não pôde revelar detalhes da sua proposta, pois sua criação disputará a final do concurso internacional, prevista para novembro em São Paulo.

Importância

“É muito importante trazer estas pessoas com deficiência, que elas sejam engajadas na moda, porque têm prazer em se vestir e querem estar bem”, complementa a presidente do Fundo Social de Santos, Maria Ignez Pereira Barbosa.

“Alguém com problema de coordenação motora, por exemplo, vai ter dificuldade com botões pequenos. Roupas com velcros ou botões maiores costumam facilitar a troca. São ferramentas que facilitam as pessoas com deficiência a lidar com o vestuário, mas não se pode esquecer de unir funcionalidade com estética”, destaca o coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Eduardo Ravasini.

A etapa regional do Moda Inclusiva também contou com apoio da Arteficio, Alhambra Móveis e Praiamar Shopping.

Foto: Ronaldo Andrade

Foto: http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/893834/concurso-moda-inclusiva-internacional-integra-utilidade-e-beleza-no-praiamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *