Confira dicas para cuidados com idosos com deficiências visuais
Confira dicas para cuidados com idosos com deficiências visuais

Confira dicas para cuidados com idosos com deficiências visuais

A visão é o sentido responsável pela maior parte da percepção do que acontece ao redor. Quando se perde a capacidade visual, outros sentidos devem ser estimulados para o deficiente visual se reabilitar. Isso demanda muitos cuidados especializados.
Quando se trata de idosos que adquiriram deficiência visual, muitas situações podem se tornar desafios, como as readaptações que uma reabilitação exige. O Centro Especializado em Deficiência Visual (CEDV) promove o acompanhamento individualizado.
Confira as dicas da fisioterapeuta Arine Tabosa para colaborar na orientação e mobilidade dos mesmos:
• Os familiares devem fornecer segurança para a pessoa da terceira idade com deficiência visual. Tudo em um ambiente organizado e sem obstáculos no percurso, para que ele realize cada vez mais as tarefas com autonomia;
• Como a maior parte dos idosos tem comorbidades associadas à deficiência visual, é recomendado o acompanhamento médico especializado em caráter preventivo;
• Para auxiliar na orientação espacial, a família deve estimular com pistas verbais e uso de referências como mobiliário, texturas, e até pistas visuais com contraste de cores para permitir a locomoção independente e funcional. A atitude de mantê-las nos mesmos lugares de origem favorece a ação e, principalmente, evita acidentes como esbarrões e quedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *