Confira entrevista com professora do Eja Digital
Confira entrevista com professora do Eja Digital

Confira entrevista com professora do Eja Digital

Formada em Fonoaudiologia, Pedagogia e com Pós Graduação em PIGEAD,  Liana Valdívia é a professora responsável pela EJA Digital no Lar das Moças Cegas.

LMC: O QUE É A EJA DIGITAL?

LIANA: É a Educação de Jovens e Adultos, usando uma nova metodologia – por meio do Computador – o que a diferencia da EJA convencional. Ela possibilita, utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de recursos tecnológicos e de acessibilidade para Deficientes visuais, um aprendizado efetivo, respeitando as especificidades dos alunos atendidos.   É um Projeto piloto da Prefeitura Municipal de Santos, em parceria com o LMC.

LMC: HÁ QUANTO TEMPO ELE EXISTE?

LIANA: A EJA Digital foi criada em 2007 pela Prefeitura Municipal de Santos para atender a demanda da área continental. Com o sucesso e aumento da demanda houve a ampliação, chegando agora ao Lar das Moças Cegas, com o 1º polo deste projeto piloto. No primeiro semestre de 2015 ocorreu a ambientação na instituição, visando considerar os limites e as possibilidades dos alunos frente aos novos recursos digitais; para o segundo semestre serão efetivadas as matrículas na UME Dino Bueno, à qual este polo está vinculado.

LMC: COMO ELE ESTÁ SENDO IMPLANTADO NO LMC?

LIANA: Em cooperação com a Prefeitura Municipal de Santos, que disponibiliza uma equipe de profissionais qualificados em diversas disciplinas, para acompanharem as aulas à distância, além de técnicos e colaboradores que oferecem suporte. Uma professora tutora presencial faz a mediação frente às realizações das atividades propostas. O processo educativo ocorre por meio dos recursos tecnológicos disponíveis, com o acesso a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como Teleduc e Moodle, com a oferta de uma aprendizagem mais acessível.

LMC: QUEM SÃO OS ATENDIDOS?

LIANA: Atendemos alunos a partir de 15 anos, cegos e com baixa visão, alguns com outras limitações e comprometimentos.

LMC: QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO?

LIANA: A EJA Digital, nos dias atuais, é imprescindível pois consegue atender a um público específico, com aulas mais interativas, dinâmicas e acessíveis; oportuniza não só a aprendizagem, mas a valorização como do aluno como ser crítico e reflexivo, promove a cidadania e, assim, a Inclusão Social efetiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.