CPB divulga lista dos convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto

CPB divulga lista dos convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto

Luis Felipe (chamador), Fábio Vasconcelos (na época goleiro), Ricardinho e Jefinho, abraçados, correm em direção à banda lateral da quadra para festejar o bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 (Divulgação CPB) 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou na noite desta segunda-feira (1), a lista dos atletas convocados, das 15 modalidades, para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá, entre os dias 7 e 15 de agosto. Este será o maior número de atletas de todas as cinco edições da competição continental.

Nos Jogos do Rio 2007 e Guadalajara 2011, o Brasil terminou no topo do Quadro de Medalhas. E para permanecer na primeira colocação, a delegação canarinho contará com 270 atletas, entre eles, do Futebol de 5, Goalball e Judô Paralímpico, que ajudaram o Brasil nas últimas edições com medalhas e conquistas.
Principal nome do esporte paralímpico de 2014, vencedor do Prêmio Paralímpicos do CPB, Leomon Moreno vai para a sua primeira disputa de Parapan. O artilheiro do Campeonato Mundial de Goalball está confiante para este novo desafio de sua carreira, e espera ajudar o Brasil a conquistar bicampeonato da competição.
– Me dá um pouco mais de confiança (o prêmio em 2014), mas eu tenho que continuar treinando, me preparando, porque não adianta se acomodar com a confiança do ano passado. Esse ano tem que gerar um novo equilíbrio pra conseguir um bom resultado no Parapan – afirmou o craque.
Além da equipe masculina, o Goalball brasileiro será representado pelo time feminino, atual medalhista de prata da competição. Comandadas pelo técnico Dailton Nascimento, as brasileiras seguem evoluindo e também vão brigar pelo ouro. Como principais concorrentes, terão os Estados Unidos e o Canadá.
Outra modalidade que rende medalhas ao Brasil, e muitas, o Judô Paralímpico contará com 15 atletas. Nomes como o do tetracampeão paralímpico Antônio Tenório, Lúcia Araújo, Karla Cardoso, Michele Ferreira e Deanne Almeida estão confirmados. Da nova geração, as esperanças passam, principalmente, por Wilians Araújo e Alana Maldonado. Esta última começou a fazer parte da seleção este ano. Na primeira experiência, nos Jogos Mundiais da IBSA, em Seul, Coreia do Sul, no mês de maio, a jovem levou duas medalhas de bronze, na disputa individual e por equipes.
O Futebol de 5 é uma das principais atrações dos Jogos Parapan-Americanos. Liderados pelo ex-goleiro Fábio Vasconcelos, a Seleção Brasileira vai em busca do tricampeonato – deu Brasil nas outras duas edições. Ricardinho e Jefinho são os grandes nomes da equipe campeã de todos os campeonatos que participou desde 2007.
Os Jogos Parapan-Americanos é a última grande competição antes dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Uma oportunidade para os atletas mostrarem serviço. Desde 2013, no início do Ciclo Paralímpico, as seleções se preparam para os principais eventos esportivos. Segundo o presidente da CBDV, Sandro Laina Soares, o Brasil irá para o Canadá com os melhores atletas.
– Temos um grupo de atletas muito qualificado e a competição interna para representar o país foi dura entre eles. Tenho a certeza que estamos levando nossas melhores equipes. O Parapan é um degrau, o último deles até os Jogos Paralímpicos, no ano que vem – destacou o presidente, que ainda fez questão de reforçar o apoio aos que irão representar o Brasil.
– Ficaremos na torcida e vibrando com nossas equipes, pois além do interesse individual de cada modalidade, queremos ajudar o Brasil a alcançar mais uma vez o primeiro lugar no ranking de medalhas do Parapan – finalizou.
Nas últimas duas edições dos Jogos, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011, o Brasil terminou na liderança do Quadro de Medalhas, à frente de potências, como Estados Unidos e Canadá. Será também a maior competição paralímpica realizada no país desde os Jogos Paralímpicos de 1976, que também foram disputados em Toronto.
Confira a lista completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.