Craque da Seleção de Goalball, Leomon é eleito o Melhor Atleta Paralímpico de 2014

Craque da Seleção de Goalball, Leomon é eleito o Melhor Atleta Paralímpico de 2014

Leomon Moreno durante o Prêmio Paralímpicos 2014, no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro recebeu na noite desta quarta-feira (10) os principais destaques do ano no esporte paralímpico brasileiro. O evento coroou o craque Leomon Moreno, da Seleção Brasileira Masculina de Goalball, como melhor atleta de 2014, em eleição por voto popular. Na categoria feminina, a velocista Terezinha Guilhermina, também deficiente visual, conquistou o seu terceiro troféu.
A cerimônia foi realizada no Hotel Sofitel, em Copacabana, Zona Sul do Rio, e contou com a presença do Ministro do Esporte Aldo Rebelo, representantes das confederações e federações esportivas do país, atletas e convidados. O evento foi transmitido pelo SporTV 2 e apresentado pelo casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima. Na parte musical, Sam Alves, Pedro Lima e Lucy Alves, todos participantes do programa “The Voice”, animaram a festa.
Principal destaque do Brasil na conquista do Campeonato Mundial de Goalball este ano, na Finlândia, o craque Leomon Moreno foi escolhido pelo público o Melhor Atleta de 2014, na categoria masculina. O artilheiro do inédito título brasileiro superou o melhor jogador de Futebol de 5 do mundo, Ricardinho, e o nadador Daniel Dias.
Leomon encantou o público pelos arremessos certeiros que ajudaram o Brasil a levantar o troféu do Mundial pela primeira vez. No total o brasiliense marcou 51 gols em dez jogos. O merecido reconhecimento foi um prêmio para as atuações e importância do atleta ao longo do ano. No entanto, o craque prefere dividir todos os méritos com os companheiros, e agradeceu ao público pelos votos que recebeu.
– Somos muito do coletivo (seleção brasileira). Gostamos de estar um com o outro, sempre tem essa parte de irmãos mesmo. Prezo muito pela parte da coletividade. Então, tenho que agradecer a todos que estão ao meu redor. E também mesmo quem não me conhece, mas foi lá e votou em mim, pois não consegui isso sozinho – agradeceu o melhor atleta de 2014.
Além dos melhores do ano no esporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) premiou os destaques das 22 modalidades da grade paralímpica. No Futebol de 5 o troféu ficou com o artilheiro e melhor jogador do Mundial de Futebol de 5, Ricardinho. O gaúcho comandou o Brasil na conquista do tetracampeonato disputado em novembro, em Tóquio, no Japão.
Com duas medalhas no Mundial de Judô, bronze no individual e ouro no por equipes, em setembro, nos Estados Unidos, o peso-pesado Wilians Araújo foi o principal nome na modalidade. Wilians iniciou sua trajetória na seleção em 2011, e vem surpreendendo a cada competição disputada.
– Foi um reconhecimento bacana esse ano. A partir do momento que passei a integrar a seleção brasileira, em 2011, cada ano tem sido melhor. Isso é fruto de muito trabalho que vai terminar em 2016 com a medalha de ouro aqui no Rio de Janeiro – prometeu Wilians.
O Goalball brasileiro mostrou que realmente está em alta. Na premiação de melhor técnico em esporte coletivo, Alessandro Tosim, treinador da seleção masculina levou o prêmio pelo segundo ano – o primeiro em 2012. Na última segunda (8), Tosim recebeu o Troféu Camisa 10, da TVE Jundiaí, também na categoria de melhor técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.