As crianças, a visão e os computadores

As crianças, a visão e os computadores

Se ainda não existe um estudo conclusivo sobre possíveis males à visão causados pelo uso contínuo do computador, o mesmo pode não se aplicar às crianças. Um estudo, conduzido por Pia Hoening, da Universidade da Califórnia na Faculdade de Optometria de Berkeley divulgado na International Vision Expo/East em New York, mostra uma forte correlação entre crianças que ficam muitas horas diante de um computador e a miopia prematura (habilidade de enxergar objetos próximos mais claramente do que objetos distantes).

Mais de 30% dos 37 milhões de crianças que utilizam computadores em casa ou na escola podem precisar de uma tela especial para visão para reduzir o risco de problemas prematuros, de acordo com o estudo da Universidade da Califórnia. Enquanto a evidência não é conclusiva, a importância dos resultados garantem uma pesquisa futura nessa área.

Muitas crianças utilizam computadores antes mesmo de andar Segundo a Dra. Hoening, “mais de 70% de adultos que usam computador sofrem de uma doença conhecida como Síndrome da Visão de Computador ou CVS, que é causada ao olhar fixamente as imagens de computador durante muitas horas. Agora sabemos que a CVS também afeta as crianças pois muitas delas utilizavam computadores antes mesmo que pudessem andar”.

No estudo, que além da Dra. Hoening envolveu mais oito optometristas, foi calculada a duração, a freqüência da utilização do computador e sua relação com as respostas focais de 253 crianças com idades entre 6 a 10 anos. Os pesquisadores utilizaram um verificador, o PRIO KIDS (PKT), e testes visuais convencionais. Eles também examinaram a freqüência de quaisquer atividades anormais que as crianças experimentassem quando utilizassem o computador, como ficarem próximas à tela.

Os exames visuais também incluem avaliações da habilidade das crianças em distinguir detalhes e formas de objetos e suas visões binoculares, a capacidade de combinar imagens separadas de cada olho em uma única imagem, e a intensidade da percepção. As crianças também receberam as avaliações de refração, a fim de determinar os melhores óculos para corrigir os erros visuais.

Fonte: http://saudevisual.com.br/os-olhos/no-computador/135-criancas-e-computadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *