CTG Bento Gonçalves emociona ao levar dupla de deficientes visuais para o palco do Enart
CTG Bento Gonçalves emociona ao levar dupla de deficientes visuais para o palco do Enart

CTG Bento Gonçalves emociona ao levar dupla de deficientes visuais para o palco do Enart

Apresentação de centro de tradições de Santa Maria falou sobre o significado do som e da música

O CTG Bento Gonçalves convidou o público do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul, a enxergar com os olhos da alma na manhã deste sábado. Na apresentação da modalidade Danças Tradicionais Força A, o grupo de Santa Maria falou sobre a importância do som e da música e emocionou ao integrar dois deficientes visuais nas coreografias de entrada e saída.

Com lenços verdes vendando os olhos, a invernada adulta dançou ao lado de Tiago Alves Zambrano, 35 anos, e Daverlan Dalla Lana Machado, 23 anos, ambos com problemas de visão. A dupla ingressou no palco com seus bastões, buscando o posicionamento correto. Depois, os dois bailaram com as prendas, sapatearam e comandaram o grupo em diferentes passos, emocionando a plateia que batia palmas incessantemente.

— Me disseram que era emocionante se apresentar aqui, mas é uma coisa inexplicável. Eu nunca tive contato com a dança, foi meu primeiro Enart. Na verdade, me viram na rua e me convidaram. Nunca imaginei estar aqui — explica Machado, que dançou seu primeiro Enart. 

Mais experiente, Zambrano já era próximo do mundo tradicionalista e, inclusive, já tinha dançado em outros Enart. Mas, desta vez, a sensação foi diferente.

— É a primeira vez que danço enxergando realmente muito pouco. Tive frio na barriga e o coração foi parar na garganta. Com as paraolimpíadas, se falou muito de inclusão, estão dando mais a mão para as pessoas com qualquer tipo de deficiência — avalia o dançarino. — Acho que foi um grande passo do nosso grupo trazer esse tema para o tradicionalismo — completa.

No sábado e no domingo, a programação se estende aproximadamente até as 22h. Os ingressos custam R$ 15 (por dia), e a programação ocorre em 10 palcos simultâneos no Parque da Oktoberfest.

 

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/espetaculos/noticia/2016/11/ctg-bento-goncalves-emociona-ao-levar-dupla-de-deficientes-visuais-para-o-palco-do-enart-8388488.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.