Definições

Definições

O que é deficiência?

Uma deficiência é qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Representa a exteriorização de um estado patológico e, em princípio, reflete distúrbios no órgão.

O que é deficiência visual?

Deficiência visual é o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo possível a correção com o uso de lentes ou com tratamento clínico ou cirúrgico. A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa e profunda, chegando à ausência total da resposta visual (cegueira)

O que é cegueira?

Cegueira é a condição de falta de percepção visual devido a fatores fisiológicos ou neurológicos.

O que é visão subnormal?

Visão subnormal pode ser definida como toda diminuição de visão que ocasione incapacidade funcional, ou seja, dificuldade nas atividades da vida diária, no aprendizado e no exercício profissional.

Toda pessoa que possua campo visual menor ou igual a 10° e/ou acuidade visual menor ou igual a 20/60 no melhor olho é considerada portadora de visão subnormal.

A baixa visão pode ser leve, moderada, severa ou profunda e decorrente de doenças congênitas ou hereditárias – doenças de retina, glaucoma, catarata, traumas, diabetes e senilidade, entre outras – ocasionando perda da visão central, perda da visão periférica, alteração na visão de cores ou diminuição da sensibilidade ao contraste.

 O que é braille?

É um sistema de leitura e escrita tátil universal para deficientes visuais. O Braille foi desenvolvido pelo francês Louis Braille, em 1827 e possui 63 símbolos diferentes, resultantes da combinação de até seis pontos em relevo dispostos em duas colunas de três pontos cada. Os símbolos representam caracteres na literatura, na matemática, na informática e na música. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O que é audiodescrição?

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinemas, teatros e programas de televisão. O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais e mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmonize com os sons do filme.

 COMO DESIGNAR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A maioria das pessoas, inclusive as com deficiência, muitas vezes utilizam termos conceitualmente inadequados para designar pessoas que possuem alguma deficiência.

Ao longo dos anos, os termos que definem a deficiência foram se adequando à evolução da ciência e da sociedade. Atualmente, o termo correto a ser utilizado é: pessoa com deficiência, que faz parte do texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral da ONU em 2006 e ratificada no Brasil em julho de 2008.