Deficientes visuais vão contar com aplicativo para ajudar no transporte coletivo de Joinville

Deficientes visuais vão contar com aplicativo para ajudar no transporte coletivo de Joinville

Deficientes visuais vão contar com aplicativo para ajudar no transporte coletivo de Joinville  Salmo Duarte/Agencia RBS

Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da acessibilidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) realiza nesta terça-feira a 4ª Caminhada Cívica da Acessibilidade em Joinville.

A largada ocorrerá às 9 horas no Terminal Sul, que fica na rua Santa Catarina, no bairro Floresta. Durante o evento, será apresentado o aplicativo Bus Alert. Ele orienta por meio de áudio os usuários do transporte coletivo que têm deficiência visual, informando os horários das linha de ônibus.

A intenção é inserir esta ferramenta na próxima licitação ou prorrogação do contrato do transporte coletivo do município.

A região do Terminal Sul foi escolhida para a caminhada porque é a origem da linha de ônibus Norte-Sul, uma das mais usadas pelas pessoas cegas ou com deficiência visual, diz o Comde. Além disso, o aplicativo também passará por uma semana de teste com essa linha do transporte coletivo.

Bus Alert informa ao usuário a localização, a distância e a previsão de tempo de chegada do ônibus até o ponto em que ele está. Para isso, é necessário que os pontos de espera sejam mapeados.

Outro benefício do aplicativo é que ele também informa o motorista do ônibus em qual ponto ele terá que parar para pegar o passageiro com deficiência. Como o equipamento será instalado no veículo, ele também informará o nome do usuário cadastrado no sistema que está aguardando no ponto de embarque. As informações são fornecidas a cada 15 segundos.

Caminhada com desafios

Os participantes da caminhada serão desafiados a andar um trecho usando ou empurrando uma cadeira de rodas, com muletas, de olhos vendados e guiados por cegos, empurrando carrinhos de bebês ou com pesos de quatro quilos em cada perna para simular a perda muscular dos idosos.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/05/deficientes-visuais-vao-contar-com-aplicativo-para-ajudar-no-transporte-coletivo-de-joinville-4510817.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.