Desenvolvido dispositivo para guiar invisuais em centros comerciais
Cientistas criam dispositivo capaz de guiar pessoas invisuais ou com problemas de visão em centros comerciais, hospitais e escolas. O dispositivo pode ser adaptado às características físicas de cada pessoa e encaminhá-las por rotas pré-definidas.
O dispositivo que funciona com base na navegação inercial consiste num conjunto de instrumentos que medem a aceleração (acelerómetros), uma bússola eletrónica que aponta a direção correta e tecnologia que emite choques ao sistema vestibular, o qual é responsável pelo equilíbrio do corpo, e que vai permitir avisar os utilizadores quando têm de virar à direita ou à esquerda.
O dispositivo que está em fase de protótipo foi desenvolvido por investigadores do Departamento de Mecatrónica, do Monterrey Institute of Technology (ITESM), no México, que já pediram a patente do mesmo.

Dispositivo para guiar invisuais
© DR
Alfredo Victor Mantilla Caeiros, investigador envolvido no estudo, citado em comunicado do ITESM, explica que «a tecnologia é complementada por um sistema de geoposicionamento (GPS) e sensores ultrassónicos para detetar objetos que não estavam previstos na rota».
O dispositivo funciona sobre uma rota pré-definida, sendo para isso sincronizado com mapas virtuais previamente desenhados de ambientes interiores e que são inseridos numa memória no dispositivo.
Para além disso, o sistema pode ser adaptado, através de calibração, às características individuais de cada utilizador, nomeadamente, ao comprimento das pernas ou ao tamanho médio dos passos.
Para o investigador a principal vantagem deste dispositivo relativamente a outros desenvolvimentos com a mesma finalidade é que este não interfere com outros sentidos importantes para os invisuais como a audição ou o tato.
A aguardar que o processo de patente fique finalizado, os investigadores estão agora a aperfeiçoar a calibração e automação do dispositivo por forma a melhor corresponder às necessidades individuais de cada utilizador.
Fonte: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=35&codnot=116