Desfiles cívicos pela Região celebram a Independência

Desfiles cívicos pela Região celebram a Independência

Para este Dia da Independência do Brasil, as cidades da Região prepararam os tradicionais desfiles cívicos em conjunto com as unidades escolares, grêmios estudantis, entidades sociais, grupo militar e membros das guardas municipais.

Em Santos, o desfile escolar abrirá as comemorações do dia, com participação de 23 unidades: alunos de 14 escolas municipais, três estaduais, uma delas do Guarujá; Faculdade de Educação Física de Santos, Programa Escola Total – Projeto Pra Ver a Banda Tocar, Lar das Moças Cegas, grêmios estudantis e Projeto Santos Jovem Doutor. Pelo segmento comunitário, serão 10 entidades desfilando a pé, além de mais cinco outras motorizadas, com encerramento pela Guarda Municipal: o grupo militar (Marinha, Exército, Aeronáutica), Polícia Federal, Polícia Militar e unidades especializadas.

O desfile será realizado na orla (pista sentido José Menino/Ponta da Praia), a partir das 9 horas de hoje. O palanque oficial será montado em frente à Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa. No mesmo ponto, haverá duas arquibancadas para público.

Em Guarujá, as comemorações da Semana da Pátria já começaram na semana passada e se encerram hoje com a solenidade de arreamento do Pavilhão Nacional pela Guarda Civil Municipal (GCM), que ocorre às 18 horas, na Praça das Bandeiras (Praia de Pitangueiras).

Em Bertioga, a programação tem início às 8 horas, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, com a participação de 10 músicos do projeto Musicando, desenvolvido nas escolas municipais. Em seguida, às 8h30, acontece a premiação de 80 alunos do 5º ano que participaram do Concurso de Poemas. Os três primeiros colocados receberão tabletes.

Cidades como Praia Grande e São Vicente adiantaram suas comemorações e desfiles cívicos para a última sexta-feira e não têm programação para hoje.

Desfile cívico-militar será realizado na orla da praia, a partir das 9 horas (Foto: Divulgação/PMS)

Desfile cívico-militar será realizado na orla da praia, a partir das 9 horas (Foto: Divulgação/PMS)

Dia da Independência

A Independência do Brasil é celebrada todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal, no ano de 1822.

O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), e alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Santos homenageará sua Padroeira, Nossa Senhora de Monte Serrat, com eventos religiosos e atrações culturais. Hoje, a programação festiva traz como destaque, a partir das 20 horas, em palco armado no topo do Monte Serrat, show do cantor Dunga, da comunidade Canção Nova.

Amanhã, a agenda religiosa tem início às 7 horas, com missa celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio s/n°, Centro Histórico), pelo padre Castilho. Às 8 horas, missa solene com o bispo emérito Dom Jacyr F. Braido. A missa campal começa às 9h30, em palco montado em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa.

Na sequência tem início a procissão, que conduz a imagem da Padroeira até o Paço Municipal, onde é realizada a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e posteriormente, de volta ao Santuário, no topo do Monte Serrat.

A recepção à imagem no monte traz apresentações culturais. Às 19 horas tem dança espanhola e, em seguida, show do grupo de samba Algo Mais. Uma quermesse é realizada a partir das 20 horas.

Santuário também recebe missas na terça-feira. A primeira começa às 9 horas, celebrada pelo padre Valdeci. Às 16 horas ocorre missa campal presidida por Dom Tarcísio Scaramussa. Já às 19 horas, encerrando as festividades, é realizada Missa Solene com o padre José Myalil Paul, pároco do Santuário.

Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/64148-desfiles-civicos-pela-regiao-celebram-a-independencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *