Dia do Braille quer inclusão social do deficiente visual

Dia do Braille quer inclusão social do deficiente visual

DEFICIÊNCIA VISUAL - Braille é um sistema de leitura para cegos por meio do tato (Foto: Divulgação)

O “Dia Nacional do Braille”, comemorado nesta quarta-feira, 8 de abril, tem como objetivo levar a sociedade a refletir sobre à inclusão social das pessoas cegas ou com baixa visão. Isto porque, estes ainda enfrentam dificuldades em se infiltrar no mercado de trabalho, no meio social e desenvolver o lado intelectual.

Em vigor desde 2010, a escolha da data deve-se ao dia do nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Ele estudou o método em Paris, e passou a difundi-lo no Brasil, por isso recebeu o título honorífico de “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil”.

Vale lembrar que o Sistema Braille é um sistema de leitura para cegos por meio do tato. Foi criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade. Em 1825, apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos e relevo para a utilização do deficiente visual.

Combinações
Com a combinação de 6 pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicográfica e informática. As dimensões da cela braille vem da percepção com a ponta dos dedos.

Mercado
O Instituto Benjamin Constant promove o encaminhamento profissional da pessoa portadora de cegueira ou de visão subnormal. O instituto também desenvolve programas de divulgação e intercâmbio de experiências.

Das 440 profissões analisadas de diversos níveis de escolaridade e qualificações profissionais, foram encontradas 95 ocupações, compatíveis com o desempenho das pessoas deficientes visuais. Ainda são apontadas várias profissões autônomas nas áreas rural, artesanal, de produtos caseiros, industrial e comercial.

Há os cursos complementares que habilitam ao exercício profissional e à abertura do próprio negócio.

Fonte: http://dhojeinterior.com.br/dia-do-braille-quer-inclusao-social-do-deficiente-visual/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.