Dia Mundial da Visão
Dia Mundial da Visão

Dia Mundial da Visão

No Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas, têm problemas de visão, porém não possuem acesso à correção. Diante desse cenário, está sendo lançada a campanha online e de atendimento a população: “Levante a bandeira da visão saudável!”.  O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Visão, comemorado este ano no dia 09 de outubro, e aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão.

Na ocasião, o Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, se transformará num pólo de saúde para os olhos, no qual serão oferecidos para maiores de 18 anos, exames oftalmológicos. Os que necessitarem de correção para miopia e hipermetropia, até 6 graus e sem astigmatismo, receberão na hora os óculos, não considerando astigmatismo. O atendimento será por ordem de chegada com distribuição de senhas.

Durante a ação, os participantes, que serão atendidos por ordem de chegada, passarão por uma triagem, através de aparelhos específicos, e aqueles que forem identificados com dificuldade para enxergar receberão nova senha para uma avaliação mais detalhada. Para esses casos, se comprovada a necessidade de correção, serão doados óculos com as lentes adequadas e disponível no estoque local, sem óculos bifocal ou multifocal. As pessoas que não tiverem problemas serão liberadas. O evento, que será das 9 às 15 horas, é uma iniciativa da Essilor Brasil, associada à Essilor Vision Foundation, em parceria com o Lions Club Internacional, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a Associação Brasileira da Indústria (Abióptica) e o Instituto Ver & Viver.

No mesmo evento e por iniciativa do Lions Clubs International, serão emitidas carteiras de trabalho, oferecido auxílio na confecção do currículo e os que passarem no local poderão se candidatar a vagas de empregos em diversas empresas. Isso porque a produtividade no trabalho está diretamente ligada à saúde dos olhos. Segundo o Vision Impact Institute – primeira organização mundial na América Latina dedicada às questões sócio-econômicas relacionadas à visão, anualmente, US$ 272 bilhões de produtividade são, declaradamente, perdidos por causa de problemas de visão e 33% da população mundial que trabalha possui problemas visuais. Já aqueles que têm acesso a correção visual aumentam o seu desempenho profissional em até 20%.

Visão

As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a saúde dos olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,5 bilhões não têm acesso a medidas corretivas. E 30% das crianças no mundo sofrem de algum distúrbio visual, de acordo com dados do Vision Impact Institute. Além disso, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo.

“A baixa visão pode ocasionar, além de menor rendimento escolar em crianças e adolescentes, sérios impactos na vida social e profissional de adultos e idosos, como por exemplo, dificuldade de se relacionar, dirigir, perda da produtividade no ambiente profissional etc.”, afirma Arnaud Ribadeau Dumas, Diretor Geral da Essilor Brasil, acrescentando ainda, que é fundamental um exame oftalmológico anual para a saúde dos olhos.

Ação online

Os internautas também poderão ajudar a levantar a bandeira da visão saudável. Durante a semana em que se celebra o Dia Mundial da Visão (06 a 10 de outubro), a Essilor irá publicar em suas redes sociais (www.facebook.com/EssilorVarilux e www.facebook.com/essilorcrizal) dicas e informações sobre saúde visual com o hastag #verbemvivermelhor.

Na campanha “Compartilhe Visão”, a cada dica compartilhada diretamente durante esse período, um teste visual gratuito será oferecido pela Essilor Brasil, através do Instituto Ver & Viver, a pessoas de baixa renda em diversas cidades brasileiras, iniciando no Largo do Machado, Rio de Janeiro, no próximo dia 9 de outubro. Ao total, serão oferecidas 30 mil testes até 30 setembro de 2015.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12151:dia-mundial-da-visao&catid=104&Itemid=534

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *