Dorinateca – Uma barreira a menos no acesso à informação

Dorinateca – Uma barreira a menos no acesso à informação

Em função da importância da inclusão digital em uma era na qual a tecnologia é um fato presente, as pessoas com deficiência visual têm à disposição mais uma ferramenta que facilitará o acesso à cultura, informação educação e entretenimento. A Fundação Dorina Nowill para Cegos lança a Dorinateca – Biblioteca Digital Dorina Nowill, uma biblioteca sem fronteiras que proporcionará acesso facilitado e amplo a um acervo de livros nos formatos áudio e digital acessível Daisy, além de arquivos para impressão de publicações em braille.

No site www.dorinateca.org.brSite externo. todos os títulos e formatos acessíveis estarão disponíveis para download para as pessoas com deficiência visual, protegidos por um finger print, evitando a pirataria. A plataforma digital deve ampliar de forma significativa o acesso deste público a livros acessíveis em qualquer lugar que estejam. Para acessar a e usufruir do acervo, os requisitos são o cadastro na Dorinateca e o acesso à internet. O acervo da Fundação Dorina, disponibilizado em livros impressos em braille, em áudio ou digitais acessíveis gravados em CDs, continuará a ser produzido, mesmo com a biblioteca online.

Até o final de 2015, serão mais de 4400 títulos em formatos acessíveis e serão editados mais 100 novos títulos de literatura nacional, estrangeira e infanto-juvenil, best-sellers, conteúdos para concursos públicos e outros temas e, assim como todos os títulos que forem transcritos a partir de agora, serão adicionados à Dorinateca. Estes materiais poderão atender a milhares pessoas já cadastradas na instituição e poderão fazer a diferença na vida das mais de 6,5 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência visual em todo o Brasil.

O projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura e contou com o patrocínio dos Parceiros de Visão Cielo, Sanofi, Carrefour e IFF.

Fonte: http://www.fundacaodorina.org.br/novidades/novidade/?id=3030&/dorinateca_uma_barreira_a_menos_no_acesso_a_informacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.