Eleitores do AP reclamam de falta de acessibilidade em locais de votação
Eleitores do AP reclamam de falta de acessibilidade em locais de votação

Eleitores do AP reclamam de falta de acessibilidade em locais de votação

Falta de rampas e elevadores nos locais foram as principais reclamações.
Eleitores votaram na tarde de domingo (2), em Macapá.

Deficientes físicos que votaram no domingo (2) em Macapá reclamaram de falta de acessibilidade às sessões. Os eleitores disseram que não há rampas e elevadores nos locais de votação.

Na avaliação que fez sobre o primeiro turno das eleições municipais no Amapá, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), desembargador Carlos Tork, disse que a acessibilidade às seções eleitorais deverá passar por mudança para o próximo pleito eleitoral.

Primeiro prefeito eleito de Macapá, Azevedo Costa, de 78 anos, falou em dificuldades na acessibilidade a escolas públicas. Ele votou na escola Gabriel de Almeida Café, no Centro de Macapá.

“Para o deficiente, foi uma grande dificuldade poder votar neste domingo. No meu caso, voto em pleno Centro de Macapá e a escola não tem um elevador. Como tenho dificuldades para me locomover, me desgastei subindo escadas para ir até a sala em que voto. Existem muitas barreiras”, reclamou.

O servidor público Valdenir Nobre, de 61 anos, também reclamou de dificuldades para votar, porque tem deficiência visual, e, segundo ele, a falta de rampas de acesso dificultaram sua locomoção.

“Faço questão de vir votar, mas, por causa disso, tive vontade de desistir. Felizmente vim com minha nora, que me ajudou. Entretanto, a organização das eleições deveria ver esses problemas, que trazem transtornos para os eleitores. Se tivesse uma rampa ou uma sala especial seria mais fácil”, disse.

Em Macapá, 277.688 eleitores foram aptos para escolher o novo prefeito e os vereadores da capital, no domingo. De acordo com o setor de tecnologia do TRE, os eleitores amapaenses utilizaram cerca de 1.794 urnas eletrônicas durante o pleito eleitoral.

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2016/noticia/2016/10/eleitores-do-ap-reclamam-de-falta-de-acessibilidade-em-locais-de-votacao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.