Esperanças de medalha para o Brasil, Talisson Glock e Yohansson do Nascimento se preparam para o Open Caixa Loterias

Esperanças de medalha para o Brasil, Talisson Glock e Yohansson do Nascimento se preparam para o Open Caixa Loterias

Talisson Glock durante prova no Mundial de MontrealA temporada 2015 será muito importante para o esporte paralímpico brasileiro. Além de anteceder os Jogos Paralímpicos do Rio-2016, o ano ainda terá os Mundiais de natação, em julho, na Escócia, e de atletismo, em outubro, no Catar, e os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto. Com todos esses compromissos marcados, os atletas das duas modalidades terão, em abril, em São Paulo,  uma prévia dos próximos 18 meses com o Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo e Natação, competição marcada para  22 a 25 de abril, em São Paulo.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento, que reúne alguns dos principais nomes internacionais das modalidades, terá as Seleções principais do Brasil na disputa.

No atletismo, o velocista alagoano Yohansson do Nascimento é uma esperança de bom resultados para os brasileiros. “Quero começar com o pé direito. Estou treinando pesado desde outubro do ano passado e pretendo alcançar ótimos resultados para dar continuidade neste ano”, planeja Yohansson.

A concorrência internacional não assusta o atleta. Ele cita que um forte concorrente na disputa também é brasileiro: o paraibano Petrucio Ferreira dos Santos, que tem 18 anos e já conquista marcas surpreendes nas competições. “Nós dois daremos uma visibilidade maior para o Brasil. Tenho uma expectativa muito grande para essas disputas”, diz, entusiasmado.

Yohansson conta que está focado em obter bons resultados esse ano. Treinando em período integral, o velocista combina os tiros na pista com uma boa alimentação e o descanso adequados. Segundo o velocista, essa é a fórmula fundamental para um bom desempenho. O Open será, para ele, uma oportunidade de avaliar o resultado dos treinos, ver o que está funcionando e o que poderá ser melhorado para as próximas competições.

Yohansson nasceu sem as duas mãos. Conheceu o atletismo aos 17 anos, convidado pela técnica Valquíria Campelo, no ônibus em sua cidade natal. É hoje recordista mundial nos 100m (10s94), 200m (22s05) e 400m (49s21).

Na piscina, quem tem chance de brilhar é o jovem catarinense Talisson Glock, de 19 anos. Atualmente, o catarinense está vivendo uma rotina de treinos com o foco no Mundial. Antes disso, o objetivo é nadar bem no Open Internacional. “Venho treinando forte com o foco no Mundial, que é a principal competição, e vejo no Open Internacional uma forma de preparação”, resume.

O nadador compete na classe S6 e espera adversários rápidos. Ainda que a concorrência seja forte, Talisson acredita em uma boa atuação. “Espero fazer um bom tempo nos 100m costas, nadar bem nos 400m livre, e em todas as outras provas. Quero obter um melhor desempenho em relação ao ano passado”, planeja.

Quando tinha apenas 9 anos, o atleta foi atropelado por um trem, e acabou perdendo o braço e a perna esquerda. Começou na natação aos 11 anos e, hoje, aos 19 anos, já é um dos destaques da Seleção.

Conheça os atletas

Yohansson Nascimento
Data e local de nascimento: 25/9/1987, Maceió (AL)
Peso: 53kg
Altura: 1,68m
Classe: T46
Principais títulos: ouro nos 100m, 200m e 300m nos Jogos Parapan-Americanos do Rio em 2007. Em 2008 na sua primeira Paralímpida em Pequim, prata e bronze. Mundial de Christchurch, 2011, prata e bronze. Nas Paralímpiadas de Londres, em 2012, obteve ouro nos 200m e prata nos 400m. No Mundial de Atletismo em Lyon, na França, em 2013, ganhou ouro nos 200m.

Talisson Glock
Data e local de nascimento: 23/02/1995, Joinville (SC)
Peso: 62kg
Altura: 1,78m
Classe: S6, SB6 e SM6
Principais resultados: ouro nos 100m costas nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-
2011; ouro nos 200m medley no Open de Berlim 2013; prata nos 200m medley e nos 100m livre no Mundial de Montreal-2013

Fonte: http://www.cpb.org.br/esperancas-de-medalha-para-o-brasil-talisson-glock-e-yohansson-nascimento-se-preparam-para-o-open-caixa-loterias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *