Estudantes aprendem sobre uso de material reciclável
Estudantes aprendem sobre uso de material reciclável

Estudantes aprendem sobre uso de material reciclável

Na tarde de 18 de agosto, alunos da Sala de Recursos para Deficientes Visuais da Escola Estadual Doutor Jovino Silveira participaram de um encontro com o autor e ilustrador José Roberto de Carvalho, o Jótah. No evento ele pode conversar com os estudantes, oferecendo orientações sobre o uso de material reciclável na produção daquilo que possa colaborar com a melhora dos métodos de ensino.
A iniciativa foi da professora Adriana Bonilha que, ao se deparar o personagem Zeca Cata Trecos, conversou com o autor e criou o projeto Zeca do Livro. Segundo a professora, o Zeca Cata Trecos traz uma linguagem intercalada entre visual e verbal, como um código por ser decifrado pelos leitores. Jótah utiliza vários recursos gráficos e tipográficos, explorando espaços, brincando com as palavras e usando muitas cores, tudo para tornar o livro lúdico e educativo. Bonilha orientou seus alunos a substituir o visual pelo concreto, palavras escritas pelo sistema braile para alunos cegos ou auxílios ópticos (lupas) para alunos com visão subnormal. “Com isso podem fazer parte do mundoo mágico do Zeca.
Os resultados estão surgindo. Os 13 estudantes de várias cidades da região que Têm aulas duas vezes por semana com a professora, produziram o que mais lhes convieram. De uma máquina fotográfica a uma maquete do Sistema Solar. “Minha única participação foi manusear a cola quente”, disse a professora.
O autor também pode ver todo o resultado já conseguido com o projeto Zeca do Livro.
A Sala de Recursos de Deficiência Visual tem a função de prestar atendimento direto ao aluno e indireto por meio de orientação e assistência aos professores da classe comum, famílias dos alunos e aos demais profissionais que atuam nas escolas.

Fonte: http://www.oserrano.com.br/view.asp?tipo=Local&id=43131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.