Facebook agora permite que deficientes visuais ‘vejam’ imagens via VoiceOver
Facebook agora permite que deficientes visuais ‘vejam’ imagens via VoiceOver

Facebook agora permite que deficientes visuais ‘vejam’ imagens via VoiceOver

O Facebook resolveu seguir o Twitter e incluiu uma ferramenta para ajudar deficientes visuais a “enxergarem” as imagens na rede social. A nova funcionalidade foi batizada deAutomatic Alternative Text (texto alternativo automático, em português) e é nada menos que uma descrição falada do conteúdo da imagem para que pessoas com dificuldade de visão possam saber do que se trata a imagem, ajudando a compreender melhor o conteúdo das postagens.

Antes de implementada a nova ferramenta, o VoiceOver do Facebook lia apenas o nome da pessoa e avisava que havia uma foto. Agora, o aplicativo fará uma descrição automática, dizendo algo como “a imagem pode conter árvore. Céu.Lado de fora” ou “pizza, comida”. Tudo é feito de forma automática, graças a avanços na tecnologia de reconhecimento de objetos. A funcionalidade, no entanto, só está disponível na versão em inglês e no app para iOS, mas o site promete a implementação em outras línguas em breve.

De acordo com o vídeo feito pela equipe da rede social para anunciar a nova ferramenta, são 2 bilhões de imagens postadas no site todos os dias, seja pela web ou pelos aplicativos de dispositivos móveis. Ainda de acordo com a empresa, são cerca de 39 milhões de cegos em todo o planeta, enquanto outras 246 milhões de pessoas possuem severas dificuldades para enxergar.

Enquanto o Facebook tenta utilizar a inteligência artificial para criar descrições automáticas das imagens, o Twitter implementou o serviço exigindo que o usuário adicione uma descrição da imagem para esta poder ser descrita ao deficiente visual. Ambas possuem vantagens e desvantagens, mas o importante aqui é o acesso de pessoas com problemas de visão a um mundo mais amplo dentro da internet.

Fonte: http://www.tudocelular.com/apple/noticias/n69350/Descricao-de-imagens-no-Facebook.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.