Festa Inverno: maior evento beneficente começa no clima da Copa
A mistura de bandeirinhas de festa junina com as do Brasil revela que há algo de diferente na Festa Inverno, que tem como tema neste ano ‘Torcida Solidária’. O maior evento beneficente da cidade começou na noite desta quarta-feira (11) e está no clima da Copa do Mundo, oferecendo dois telões e todo o conforto para os torcedores acompanharem os jogos e, de ‘quebra’, ajudarem as instituições assistenciais que mantêm a praça de alimentação.
“Esperamos que o clima da Copa ajude e as pessoas unam o útil ao agradável. Todos podem vir assistir aos jogos e colaborarem com as entidades, os santistas e até os turistas mexicanos e costarriquenhos”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Maria Ignez Barbosa, acompanhada do prefeito Paulo Alexandre Barbosa na abertura da festa, que teve a apresentação da escola de samba Unidos dos Morros e de Luiz Américo e o Grupo Feitiço.
O aposentado Eduardo Lima, morador do Embaré, foi a caráter para o evento com uma bandeira do Brasil e réplica da taça da Copa do Mundo. “Vou assistir dois ou três jogos do Brasil aqui, com uma ‘galera’ de umas 15 pessoas”. Já o casal Antonio e Claudia Falzone, da Pompeia, estava no clima de aproveitar a boa gastronomia. Eles saborearam salada de bacalhau e isca de frango no restaurante do Napne. “Estava muito bom. A festa está bem legal, muito organizada e voltaremos mais vezes”, disse Claudia.
Para o diretor de Relações Públicas do Albergue Noturno, Rodrigo Lyra, entidade que também explora um restaurante, o evento é essencial para as instituições. “A festa é importantíssima para as entidades sobreviverem e é uma das nossas maiores arrecadações”. Em 2013, o Albergue obteve cerca de R$ 40 mil em recursos, que ajudaram na manutenção do atendimento diário de 60 pessoas em situação de rua.
Atração também é turística e cultural
Além do caráter solidário, o Festa Inverno também se consolidou como evento turístico e cultural, com atrações de artistas da região todas as noites. É realizado na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias) e segue até 13 de julho, de terça a domingo, das 18h às 24h, com exceção nos dias de jogos do Brasil, quando a abertura ocorre uma hora antes do início da partida. A expectativa é que mais de 75 mil pessoas passem pela festa.
O local conta com oito restaurantes e 18 lanchonetes, além de Espaço Artesanato, dois Espaços Kids (com instrutores da Ong Proeco), Central de Games e tenda da campanha Ação do Coração. O evento é realizado pela prefeitura e conta pelo segundo ano consecutivo com apoio do governo estadual, por meio das secretarias de Cultura e Turismo.