Fundação Dorina distribui mais de 100 mil livros para instituições
Fundação Dorina distribui mais de 100 mil livros para instituições

Fundação Dorina distribui mais de 100 mil livros para instituições

O incentivo à leitura sempre foi uma das preocupações da Fundação Dorina para contribuir com a formação das pessoas com deficiência visual.

Por isso, a realização de projetos via leis de incentivos fiscais e participação em eventos relacionados ao tema são ações recorrentes em nosso planejamento.

Recentemente, finalizamos a distribuição do último lote do Pronac 12, programa de inclusão educacional. Dentro deste projeto, foram distribuídos em 2014 mais de 100 mil livros em braille, falado e daisy de best-sellers e clássicos da literatura brasileira, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, A Culpa é das estrelas, de John Green e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.

Ao todo, mais de 2,5 mil instituições de todo o Brasil foram beneficiadas e irão disponibilizar os títulos recebidos diretamente a pessoas com deficiência visual, por meio de ações educacionais e consulta em suas bibliotecas, ajudando na construção de uma educação mais acessível e inclusiva.

Além disso, em maio, a Fundação participou de dois eventos voltados ao incentivo à leitura:

O segundo Fórum de Leitura Catarinense é um espaço de discussão democrático e aberto a todos os interessados em debater e viabilizar políticas públicas para a leitura, o livro, a literatura, as bibliotecas e a economia da produção editorial catarinenses.

A Fundação foi representada pela Responsável pelo Serviço de Acesso ao Livro, Ana Paula Silva, que ministrou uma palestra sobre Práticas de leitura inclusiva para pessoa com deficiência visual: cenário, avanços e desafios.

Outra participação importante foi no VIII SenaBraille, (Seminário Nacional de Bibliotecas Braille). No evento foi apresentado o projeto Rede de Leitura Inclusiva, desenvolvido para mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil e realizada uma oficina de leitura inclusiva, para sensibilizar e desconstruir os mitos sobre a deficiência visual e a leitura inclusiva.

Fonte: http://www.fundacaodorina.org.br/novidades/novidade/?id=2421&/fundacao_dorina_distribui_mais_de_100_mil_livros_para_instituicoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.