Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil

OlhoSegundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no país. Uma pesquisa revelou que entre pessoas acima de 40 anos – a faixa etária que está mais sujeita a desenvolver a doença -, um terço nem sequer sabe o que é glaucoma. O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) Renato Tolazzi, explicou um pouco mais sobre a doença.

“Infelizmente o glaucoma não tem cura. A doença é causada por um aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, a partir daí, vai comprometendo a visão. Se não for tratado com urgência, pode levar à cegueira. Por isso, os exames de rotina são super importantes para verificar possíveis alterações nos olhos”, explica o especialista.

Pessoas acima de 40 anos, com histórico de glaucoma na família, pacientes míopes e da raça negra são mais propensas a desenvolver a doença, e devem procurar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. O glaucoma pode ser tratado com colírio, mas em alguns casos só uma operação pode conter o avanço do problema.

“A cirurgia é para reduzir a pressão no olho, e não para recuperar a visão. Por isso, quanto mais cedo o paciente procurar ajuda, é melhor. Assim, a doença pode ser estabilizada”, resume Tolazzi.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=27358&op=saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *