Google atualiza Drive e Docs com novos recursos de acessibilidade

Google atualiza Drive e Docs com novos recursos de acessibilidade

O Google implementou mudanças no seu serviço de edição de documentos online, o Google Drive, voltados para melhorar a acessibilidade de usuários com problemas de visão. As novidades incluem melhor integração com sistemas de narração (recursos de voz) e telas em braille e estão disponíveis para os aplicativos do Google Drive como Documentos (Google Docs) e Planilhas (Google Sheets).

Pics.io edita fotos em raw e guarda imagens do Google Drive; veja dica

Google Drive (Foto: Divulgação/Google)Google Drive (Foto: Divulgação/Google)

O suporte a leitores de tela permite maior integração com serviços de texto para voz, que podem responder a eventos dentro do editor. Por exemplo, ao posicionar o cursor em uma parte do texto, basta pressionar o comando ctrl+alt+a e em seguida a tecla F para ouvir a formatação usada no parágrafo.

O sistema também funciona com documentos compartilhados, informando, por exemplo, quando um usuário entra ou sai dele e quando e onde está fazendo alterações. Outros incrementos incluem a leitura de texto de descrição de imagens para o Docs e a edição de gráficos no Planilhas.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem?Opine no Fórum do TechTudo.

Outro recurso adicionado é um menu de pesquisa rápida para comandos. Basta digitar o que se quer fazer para mostrar em tempo real as opções relacionadas disponíveis. Por exemplo, digitando “negrito”, o sistema vai mostrar automaticamente o comando. O sistema só está disponível em documentos, slides e desenhos, mas deve ser estendido para planilhas e formulários em breve.

Novo sistema de busca permite localizar comandos no menu de ajuda (foto: Reprodução/Google Drive)Novo sistema de busca permite localizar comandos no menu de ajuda (foto: Reprodução/Google Drive)

 

O suporte a telas em braille também foi melhorado, permitindo a leitura e inserção de textos em documentos, slides e desenhos. O sistema pode ler as configurações para mostrar caracteres automaticamente e diminuir o tempo de espera entre pressionar uma tecla e ouvi-la no leitor de tela.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/google-atualiza-drive-e-docs-com-novos-recursos-de-acessibilidade.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *