Governo estimula inclusão social e participação plena das pessoas com deficiência
Governo estimula inclusão social e participação plena das pessoas com deficiência

Governo estimula inclusão social e participação plena das pessoas com deficiência

No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, segundo dados do IBGE. Esse número representa quase 24% da população brasileira que encontram todos os dias dificuldades de locomoção, de integração no mercado de trabalho e de inserção social. É em favor dessas pessoas que se comemora, nesta quarta-feira (3), o Dia Internacional da Pessoa com a Deficiência.

Com o objetivo de promover a ampliação de oportunidades e a equiparações de direitos para essa população, o Governo Federal tem estimulado a capacitação profissional e investido na promoção do direito à locomoção das pessoas com deficiência, através do Programa Viver sem Limites. Só de 2011 para cá, foram mais de 15 mil matrículas em cursos do Pronatec voltadas para o público. Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União uma versão do programa de qualificação técnica do Governo Federal voltada especificamente para as pessoas com deficiência: o Pronatec Viver Sem Limites, que pretende inserir socialmente, cada vez, o público.

Como parte dessa política inclusiva, a Presidência da República também lançou o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência dentro das suas dependências com o objetivo de garantir inserção, plena participação e exercício dos direitos humanos aos seus servidores e visitantes. É o que destaca a assessora especial da Secretaria Geral da Presidência, Laís Carvalho de Figueiredo Lopes. Segundo Laís, conviver com colegas com deficiência é presenciar um exercício contínuo da superação de limites.

“A ideia de criar um programa de inclusão de pessoas com deficiência na Presidência da República é estimulada pela necessidade de valorização das pessoas com deficiência como protagonistas da sua própria história. A gente pretende que esse processo se fortaleça e que nos próximos anos a gente tenha cada vez mais pessoas com deficiência trabalhando nas diversas funções, trazendo sua competência para o ambiente profissional e transformando a sociedade num ambiente realmente mais inclusivo”, destaca.

Fonte:http://planetaosasco.com/acontece/51228-governo-estimula-inclusao-social-e-participacao-plena-das-pessoas-com-deficiencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *